As imagens têm como base uma fotografia que data de 1917 e que foi utilizada para a beatificação de Francisco e Jacinta no ano 2000.

Uma nota da Postulação da causa de canonização dos pastorinhos explica que “Jacinta olha de frente para o observador, em atitude de interpelação; Francisco ergue os olhos ao alto, apontando para uma atitude eminentemente contemplativa”.

As imagens serão colocadas no exterior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima durante a cerimônia de canonização, que o Papa Francisco presidirá. E permanece até Outubro.

As duas crianças seguram um terço nas mãos e uma candeia e possuem uma auréola sobre a cabeça, por sua santidade, em formato de peça de ourivesaria símbolos diferenciados.

No caso de Francisco, a auréola tem a silhueta do Anjo de Fátima e as espécies eucarísticas, enquanto a de Jacinta mostra as figuras do Papa e da Virgem Maria, representada com o seu Coração Imaculado.

Os retratos foram trabalhados pela artista plástica Sílvia Patrício, de 43 anos, licenciada pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

"Cantemos alegres a uma só voz: Francisco e Jacinta, rogai por nós"!