Com o tema “Educar para a Comunicação”, o evento dos dias 16 a 20 de agosto, teve por objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.

A palestra de abertura, com Monsenhor Dario Viganó, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, trouxe a todos os participantes do encontro, a perspectiva e importância da "Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco."

O novo bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, presidiu a Missa de Abertura do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação.

As propostas baseadas no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, perpassaram a fala dos conferencistas nas áreas das novas tecnologias para uma comunicação que gere comunhão na Igreja favorecendo uma melhor evangelização.

Beleza e arte: foi o resumo da primeira noite cultural do Muticom. Joinville sendo a capital da dança, e conhecida mundialmente por abrigar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única escola Bolshoi fora da Rússia. Já na segunda noite do evento, contamos com a brilhante participação do grupo: Cantores de Deus. O grupo nos presenteou com belíssimas canções do Pe. Zezinho.

A Missa de encerramento aconteceu no Santuário de Santa Paulina em Nova Trento – SC, presidida por Dom Darci Nicioli, bispo referencial da Comissão de Comunicação da CNBB.