Motivados pelo lema do Ano Vocacional Cleliano: “Mostra-me Senhor os teus caminhos”, quarenta e dois jovens, na sua maioria participantes da PJC (Pastoral Juvenil Cleliana), um educador do Serviço de Pastoral Escolar, também pertencente ao grupo dos Leigos Clelianos e cinco Irmãs Apóstolas de diferentes Unidades Educacionais do SAGRADO - Rede de Educação, encontraram-se entre os dias 13 e 16 de julho para a realização da Missão Juvenil Cleliana (MJC). Neste ano a missão aconteceu na cidade de Navegantes - Santa Catarina, na Paróquia São Domingos Gusmão e Nossa Senhora do Carmo. Agradecemos de modo particular aos Freis Carmelitas: Fr. Flávio e Fr. Klenio que com toda a Comunidade Paroquial nos permitiram viver esta rica experiência. Fomos para evangelizar e nos sentimos evangelizados pelo testemunho de uma Igreja viva, transbordante de fé.

Vejamos os testemunhos dos nossos jovens missionários:

 

“Bom, tenho que falar que desde o momento que a Ir. Eliane me convidou para participar, confesso que fiquei um pouco apreensiva em ir, com medo, mas chegando lá o pessoal foi tão querido e nos acolheu superbem, sem palavras para descrever a fé que eles tinham lá, a força no canto...

E nas visitas gostei muito porque deu para perceber muito a fé das pessoas.

Então o que eu realmente aprendi nessa missão, foi que não precisamos de muito para ser feliz e ter fé é o principal.”

Laurien de Quadros, 14 anos

Escola São Domingos – Torres/RS

 

 

“A Missão Cleliana 2019 demonstrou o quão forte a Igreja ainda é e como existem muitas pessoas boas no mundo. Normalmente, no cotidiano, nós não percebemos o quão fácil é ajudar uma pessoa e nos mantemos sedentários em relação a isso. Sair em missão demonstra que basta um simples abraço, um sorriso sincero e amor no coração para que o dia de alguém seja melhorado. O mundo necessita de jovens que calcem seus sapatos, saiam de seu conforto e vão em direção ao incerto para plantar a semente da fé nos corações que precisarem. A missão não acontece durante três ou quatro dias, mas a partir de agora em todos os dias do ano. O mundo está cheio de coisas boas, basta acendermos as centelhas que faltam nos corações da humanidade.”

Valéria Occhi, 18 anos

Colégio Mater Amabilis – Nova Araçá/RS

 

 

“Desde 2016 estou tentando ir para a Missão Cleliana e acaba nunca dando certo, esse ano pela vontade de Deus deu tudo certo e eu finalmente consegui ir.

Justo essa missão que teve como tema "Mostra-me Senhor os Teus caminhos" foi a escolhida para ser a minha primeira experiência e não tinha como ser mais perfeita, os caminhos que Deus foi me mostrando e me guiando, cada passo que eu dei nessa missão, fizeram com que eu entendesse o porquê aquela era a escolhida. Lá eu entendi que nada foi por acaso, cada pessoa que eu encontrei, visitei e convivi, tudo aquilo era realmente preparado em cada detalhe por Deus, para que eu conseguisse viver os 4 dias de uma forma inexplicável.   

Foi tudo perfeito, são lembranças e aprendizados que vou levar pra vida toda. Não poderia ter tido caminhos melhores, do que aqueles que Deus me mostrou em cada momento. O sentimento que fica com certeza é Gratidão.”

Bruna Nicollye Glinka da Silva, 14 anos

Colégio Social Madre Clélia – Curitiba/PR

 

 

“A missão, com certeza, foi uma experiência incrível e é impossível de descrever o quão gratificante foi participar dela. A parte mais marcante, pra mim, foi o momento em que fomos visitar as casas. Lá nós líamos um pouco da Bíblia, conversávamos, rezávamos e ouvíamos o que as pessoas tinham para nos dizer. Levamos muitos “não” no meio do caminho (o que é normal), mas as pessoas que nós visitamos e rezamos fizeram tudo valer a pena! Na nossa vida, muitas vezes, vamos nos deparar com portas fechadas e com pessoas que não estão dispostas a nos receber, mas as portas que se abrirem para nós, com certeza, irão valer a pena e compensar as coisas ruins que aconteceram. Não devemos NUNCA desistir quando encontramos obstáculos.

Essa missão foi, além de um grande aprendizado, um momento para conhecer pessoas receptivas e de MUITA fé. Essas pessoas marcaram a nossa vida, nos fizeram evoluir como seres humanos e nos mostraram que nossa vida é excelente e que reclamamos dela por muito pouco. Muitas pessoas que conhecemos eram muito simples, mas tinham Deus em seus corações. E isso fazia com que elas seguissem em frente e continuassem a acreditar que iria dar tudo certo.

No início da missão, a palavra que definia era GRATIDÃO e, no final, continua sendo. Gratidão por tudo que aprendi, vivi e pelas pessoas incríveis que conheci!!”

 

Maria Eduarda woellner Silva, 15 anos

Colégio Sagrado Coração de Jesus – Curitiba/PR

 

 

“Essa missão foi muito emocionante. A cidade foi muito receptiva assim como a Comunidade, nos acolheu muito bem. Foi bom sair da minha zona de conforto e perceber a realidade das outras pessoas, que precisam de muito pouco para serem felizes. Voltei para Garibaldi com uma bagagem cheia de aprendizado.”

 Júlia Locatelli Bortolini, 16 anos.

Colégio Sagrado Coração de Jesus – Garibaldi/RS

 

 

“Sou grata por vivenciar mais uma missão e também por aprender que a simplicidade e a humildade tornam as pessoas ricas de espírito. Para mim a missão deixa de acontecer só uma vez no ano, nas férias de julho, e passa a ser diária, em qualquer lugar ou com qualquer pessoa que eu esteja.”

 Natália Sitnievski, 16 anos

Colégio Sagrado Coração – Bento Gonçalves/RS

 

 

“Essa foi minha primeira missão e a que já fez eu me apaixonar. A cidade, as pessoas e histórias de força e superação que encontramos em Navegantes me inspiraram muito. Recebi de presente muito amor, luz e Deus, tudo aquilo que fui oferecer e acabei recebendo em dobro daquela Comunidade que me acolheu com tanto carinho.

Ana Beatriz  Almada, 14 anos

Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Curitiba/PR

 

 

“O que foi a Missão pra mim? 

Eu já tinha feito missão antes, mas essa foi minha primeira Missão Cleliana, então foi muito especial e eu estava muito empolgada. Cada missão é única e traz experiências incríveis, quando se está em missão, você está constantemente aprendendo, e o que eu aprendi em Navegantes foi a ter esperança nas pessoas, aprendi que ainda há pessoas cheias de fé, carinho e dedicação.

Izabele Lara dos Santos, 16 anos

Colégio Imaculada Conceição – Curitiba/PR

 

 

 

 

“Foi uma experiência nova, que aprendi muito com todos que conheci. Foi muito bom visitar todas aquelas pessoas, pois foram muito acolhedoras e pessoas de muita fé. Também me fez parar para pensar em muitas coisas da vida, pois eram pessoas simples que não viviam com luxo, mas eram pessoas felizes. Foi uma experiência que vou leva pra vida.”

Beatriz de Melo Costa, 15 anos 

Piraquara/PR

 

 

Somos gratas ao Coração de Jesus por nos conduzir por seus caminhos e a Madre Clélia por impelir, bem como ao Instituto que nos proporciona este momento todo ano. Rezemos por nossos jovens para que sejam cada vez mais despertados para sua vocação batismal.


Galeria de Imagens