Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José... A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo"... Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus... Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?". O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se. Lc 1,26-38)

Dia 25 de março é a Festa da Anunciação

O Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, foi enviado a Maria, que morava em Nazaré, com um recado do Céu. A saudação foi aquela que repetimos até hoje: “Ave, Maria, cheia de Graça!”... e Isabel continuou: “O senhor é convosco, bendita sois vós, entre as mulheres!

Eu não estava lá naquele dia, mas posso imaginar que:

Com certeza, Maria estremeceu de alegria ao ser saudada e receber o celestial convite.

Com certeza, Maria recordou-se de tudo o que havia lido nas Escrituras sobre o Messias tão esperado.

Com certeza, Maria ponderou os prós e os contras, e fez perguntas ao Mensageiro de Deus.

Com certeza, Maria silenciou e, numa atitude de profunda fé e adoração, acolheu a Palavra- Jesus, que veio morar entre nós.

Com certeza, Maria pensou também em nós, que a receberíamos por Mãe, como presente de Jesus!

Com certeza, o SIM de Maria foi repetido muitas outras vezes, e de várias formas, durante sua vida.

Com certeza, é isso que Deus espera de nós:

Que saibamos permanecer com Ele, procurando descobrir Sua vontade a nosso respeito!

Que sejamos discípulos atentos, generosos e usemos com sabedoria o dom da liberdade!

Que tenhamos a coragem de assumir a vida com fidelidade, confiando sempre na ajuda divina para as situações difíceis!

Sugestões:

1) Do dia 25 de março a 25 de dezembro, acompanhemos a gestação de Jesus, com momentos diários ou semanais de sintonia com Maria, pedindo a ela que nos ajuda a amar Jesus como ela amou, a responder SIM, com fidelidade aos apelos de Deus.

2) Façamos a leitura do Evangelho segundo São Lucas Capitulo 1, versículos 26 a 38. Lendo pausadamente, contemplemos a cena, saboreando as palavras.

3) Coloquemo-nos no lugar do Arcanjo Gabriel e contemos o que aconteceu naquele dia. Coloquemo-nos no lugar de Maria. Saberíamos interpretar e narrar os sentimentos dela? Depois disso, o que podemos tirar como lição de vida?

4) Convide a família ou colegas para realizar as sugestões acima.

De nós também Deus espera um "SIM", nas muitas etapas da vida.

Que Maria, o primeiro sacrário vivo de Jesus, nos acolha e nos abençoe!

Felizes dias, com Jesus e Maria!

Da Anunciação, 25 de março ao Natal, 25 de dezembro.

Entre para receber mensagens minhas, em finais de semana:

Zuleides_ASCJ-subscribe@yahoogrupos.com.br

(1.695)