Maria, caminho que leva a Cristo

Maria é sempre caminho que leva a Cristo. Nenhum encontro com ela pode deixar de ser encontro com o próprio Cristo. E que outra coisa significa o recurso contínuo, a Maria, senão procurar, entre os seus braços, nela, por ela e com ela, Cristo nosso Salvador, a quem os homens, no meio dos desvarios e dos perigos da terra, têm o dever e sentem constante necessidade de dirigir-se, como a porto de salvação e fonte transcendente de vida?

Por que celebramos Maria, durante o mês de maio?

Você pode entrar num site de busca e digitar assim, entre aspas: "Mense Maio"

ou ir direto ao Site do Vaticano

CARTA ENCÍCLICA «MENSE MAIO»

DO SUMO PONTÍFICE PAULO VI

POR OCASIÃO DO MÊS DE MAIO

http://www.vatican.va


Depois daquele Sim...

Como foi importante, para a vida dos cristãos de todos os tempos, o dia em que Maria Santíssima deu seu Sim!

O diálogo da “Anunciação do Anjo a Maria” não deve ter durado mais que cinco minutos de nossos relógios,

no entanto, sua repercussão ultrapassa o tempo cronológico, chegando até à eternidade.

O Anjo, que deve ter chegado apreensivo, retornou para o Céu radiante de alegria. A “viagem de volta” provavelmente foi feita em segundos, para prestar contas a Deus do resultado de sua missão, que, aliás, foi bem sucedida,

porque ele sabia o suficiente para deixar Maria esclarecida sobre seus questionamentos. E ainda “provou-lhe” com a notícia da gravidez de Isabel, que “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37).

Depois daquele Sim, uma atmosfera de expectativa tomou conta de todos os que esperavam o cumprimento da Promessa de Salvação.

Depois daquele Sim, vimos o rosto humano de Deus, no colo de Maria e no meio da multidão sedenta de afeto, de ajuda e misericordiosa compreensão.

Depois daquele Sim, milhões de outros foram solicitados à Virgem, e Ela, consciente do primeiro, soube ser fiel aos demais, com espírito humilde, alegre e pleno de fé.

Depois daquele Sim, a dor passou a ter sentido redentor, o amor, a levar o nome de salvação, de interesse, resgate, de nova oportunidade, perdão e recompensa.

Depois daquele Sim, o Verbo se tornou a Palavra pronunciada e o Corpo oferecido na quinta-feira santa, como alimento de salvação para todos e sinal da nova e eterna Aliança entre Deus e a humanidade.

Depois daquele Sim, a esperança voltou, e os gestos de amor pelos outros encontram ressonância no amor do Filho de Deus, por nós.

Depois daquele Sim, temos a Eucaristia como lugar de presença, fonte de graças e nutriente de vida eterna.

Precisamos reconhecer que, depois daquele Sim, a vida ganhou sentido, e Maria, além de ser a Mãe de Deus feito homem, é também a mãe que vela e cuida de nós, com ternura maternal.

Obrigada, Mãe-Maria, pelo sim e constante proteção!

Ir. Maria de Lourdes Castanha, ASCJ

Curitba-PR

Fonte: Revista Triunfo do Coração de Jesus - n° 56

(450)