O dia 21 de novembro de 2015 foi especial com Madre Clélia no Céu e festa na Terra! Irmãs, educadores, membros do GFASC – Grande Família do Sagrado Coração - Leigos Clelianos e amigos celebraram e se emocionaram ao refletir sobre as virtudes heróicas na vida da Serva de Deus, Madre Clélia Merloni: Fé, Esperança e Caridade, Temperança, Justiça, Fortaleza e Prudência.

O evento foi realizado no Colégio Social Madre Clélia, em Curitiba, iniciando com a oração de vésperas, na Capela. Logo, após, todos foram para o Salão Nobre, onde estava preparado: ao centro, um caminho com livros e objetos que indicavam o caminho de santidade percorrido por Madre Clélia; à frente, as bandeiras dos países onde estão presentes as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus colocavam os participantes em sintonia com a obra de Clélia, bem como seus devotos; nas cadeiras, pensamentos da Fundadora: sabedoria de uma santa como presente aos seus filhos e filhas.

Uma das coordenadoras do evento, Ir. Neli Faccin acolheu a todos, lembrando a carta em que Madre Clélia convidava irmãs de uma cidade próxima a passar com ela um tempo, ressaltando a importância de estar juntas para celebrar. Acolheu-se, de forma vibrante e alegre, o quadro da Fundadora, logo após a entrada de diversas pessoas falando ao celular como que a espalhar a notícia da santidade de Clélia. Acolheu-se também a lamparina, símbolo da fidelidade e amor à Eucaristia cultivado pela Madre, e a bandeira do Instituto ao som do Hino do IASCJ.

Mais uma vez, Irmã Neli acolheu carinhosamente os presentes e pediu que todos rezassem invocando as luzes do Espírito Santo para quem daria seu testemunho baseado nos escritos e, sobretudo, na experiência pessoal de ser filho ou filha de Clélia Merloni. Depois de belos testemunhos reconhecendo a santidade de Madre Clélia e a inspiração que ela é para muitas irmãs e leigos, foram apresentados outros dois edificantes testemunhos. O primeiro, da Sra. Maria da Penha, que narrou sua experiência ao tomar conhecimento e assumir para si o compromisso de rezar todos os dias a oração pela beatificação de Madre Clélia. Ao pedir pela beatificação, Maria da Penha sentia-se responsável de pedir por todo o Instituto, mas foi particularmente tocada pela expressão “imitar suas virtudes”, percebendo então, um forte apelo a viver a santidade como Clélia, empenho diário em sua vida. A Sra Paula Budolla Pozzatti, do GFASC, apresentou sua gratidão por uma graça alcançada: sendo portadora de esclerose múltipla, não poderia viajar para percorrer os caminhos de Madre Clélia, na Itália. Surgiu então a possibilidade de mudança de tratamento e considerável melhora de seu quadro, tornando possível a realização de seu sonho.

A Superiora Provincial, Ir. Carmem Lourdes Cestonaro dirigiu a todos suas palavras destacando os inícios do processo de beatificação, na década de 1990, e o urgente apelo de santidade a todo o Instituto.

Ir. Neli convidou a todos para expressarem, em uma palavra, o que havia significado este momento, ao que a platéia foi respondendo: gratidão, santidade, alegria!

O quadro de Clélia foi mais uma vez solenemente introduzido ao som de “Vem, Clélia Merloni, recebe a coroa!”, ladeado pela bandeira, a cruz, a palma e a coroa de flores, trazida pela Superiora Provincial, encerrando este momento rico de edificação espiritual e de muita alegria.

Uma alegre recepção no pátio da escola encerrou a tarde de sábado e despediu a todos com desejo de santidade.