Da Província do Paraná: Ir. Maria Dolores Silva, Ir. Marilda Conti e Ir. Marilza Barrios. Da Província de São Paulo: Ir Aparecida Rozene e Ir. Aparecida de Fátima Faria, no Centro Mariapolis Ginetta.

O Simpósio Vocacional teve como tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”. O evento teve como objetivo fomentar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário.

Padre Vitor Galdino Feller, da Diocese de Florianópolis trabalhou o tema: “A diversidade a serviço da unidade” e D. Angélico Sandalo trabalhou o tema: “Em comunhão com Ele, enviados à missão

Em uma iniciativa inédita, o Simpósio aconteceu de forma simultânea, por meio de videoconferência, em cinco regiões do país, reunindo os 18 regionais da CNBB, por meio da plataforma digital Episcopo.net.

O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, explicou que este simpósio em formato virtual quer favorecer maior participação das lideranças do Brasil que atuam no trabalho com as vocações. “A questão vocacional é vital para a Igreja, sem vocações a Igreja não vive”, disse o bispo.

Reunindo aproximadamente 1.500 pessoas, o Simpósio foi, também, momento para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964). Também foram recordados, em âmbito continental, dois Congressos Vocacionais da América Latina e Caribe (1994 e 2011), dois Anos Vocacionais (1983 e 2003) e três Congressos Vocacionais (1999, 2005 e 2010), em âmbito nacional.

O encontro virtual reuniu a região Sul (S1, S2, S3 e S4), a região Nordeste (NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5), a região Norte (N1, N2 e NO), a região Centro-Oeste (CO, N3, O1 e O2), a região Leste (L1 e L2).

Ano Vocacional – Arquidiocese de Curitiba

http://servicovocacionalcuritiba.com.br/ano-vocacional/

Instituto de Pastoral Vocacional Rogacionista

http://www.ipv.org.br/index.php

Fonte: CNBB/ZMA

(88)