Foi com alegria que o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Província do Paraná, acolheu familiares e amigos para celebrar o dom da vocação e da fidelidade de três Irmãs que comemoram 25 e 50 anos de consagração. Em espírito de alegria, participaram da celebração, na manhã de 19 de janeiro de 2013, no Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Batel, em Curitiba.

“Celebrar o dom de nossa vida é uma graça; celebrar vários anos de vida é graça ainda maior; porém, celebrar 50 e 25 anos de vida consagrada, a serviço do Reino de Deus, é motivo de festa na terra e no céu. Temos a certeza de que a terra e o céu se unem e dizem às nossas Jubilandas: Parabéns pelos anos de vida consagrada; obrigado pelo testemunho de fidelidade; que Deus as abençoe!

O símbolo da lamparina expressa a fidelidade que as Jubilandas cultivaram dia a dia, alimentando a chama da vocação, com orações, sacrifícios e amor-doação”.

A jubilanda de Prata: Irmã Jasseir , entrou levando uma lamparina com o símbolo “25”; As Jubilandas de Ouro: Irmã Irene Cavassin e Irmã Verônica Sofiatti, levaram um ramalhete de rosas amarelas e o símbolo “50”.

Ir. Jasseir de Fátima Pinha, filha de João Pinha (in memorian) e Aparecida Genir Pinha, é a 2ª filha de seis irmãos. Natural de Marialva-PR. Ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, no dia 25 de janeiro de 1982, como aspirante na Escola Social Madre Clélia, em Curitiba. Concluída a Formação inicial, fez os Primeiros Votos em 17 de janeiro de 1988, em Ibiúna-SP. Exerceu seu Apostolado na Formação Inicial; em Escolas; Centro de Educação Infantil e diversas Pastorais.

Conforme seu testemunho, diz ter vivenciado as mais ricas experiências como Consagrada. No decorrer da caminhada, valorizou todo apoio, incentivo, testemunho de fé, de alegria e caridade, de suas coirmãs, superando assim os desafios, os quais lhe deram forças de permanecer na fé e unida ao Sagrado Coração de Jesus, percebendo-se amada por Madre Clélia e Deus Pai.

Lema: "Quem tem apego a sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna" (Jo 12,25).

Ir. Irene Cavassin, filha de João Cavassin e de Pedrina Giacomitti Cavassin (in memorian), é a 7ª. filha de 10 irmãos. É natural de Rio Branco do Sul – PR, região metropolitana de Curitiba. Ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, como Aspirante, no ano de 1955. Fez a formação no Postulado e Noviciado, de dezembro de 1959 a dezembro de 1962. Deu seu primeiro “sim” na Vida Religiosa, no dia 11 de fevereiro de 1963 e, seu “sim”, em Perpétuo, no dia 29 de janeiro de 1968. Dedicou grande parte de sua vida à missão administrativa nos Colégios e, 18 anos, como ecônoma da Província do Paraná. No dia 28 de maio de 2007 foi transferida para Bauru-SP, onde atuou como Secretária Executiva e Diretora Administrativa da Fundação Veritas, na Universidade Sagrado Coração, permanecendo na Província de São Paulo por 06 anos. Prioriza a oração comunitária , pessoal e testemunho de vida religiosa. Sente-se amada por Madre Clélia Merloni, Fundadora e mãe espiritual do Instituto.

Lema: “Louvo e agradeço a Deus pela Fé do Batismo e pelo SIM da Vida Consagrada, como Apóstola do Sagrado Coração de Jesus”.

Ir. Verônica Sofiatti, É natural de Nova Araçá, RS; Ingressou no Instituto das Apostolas do Sagrado Coração de Jesus, em 1958, como Aspirante no Colégio Mater Amábilis em Nova Araçá, Concluída a Formação inicial, fez os Primeiros Votos em 1963 na Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Dedicou a maior parte de sua vida, à missão na área hospitalar e no Asilo em Sto. Antônio da Platina; atualmente, encontra-se na comunidade da Casa São José. Partilhou sua experiência, que diz ter sido enriquecedora, nas comunidades por onde passou, também junto aos enfermos e idosos, particularmente junto às crianças, no Hospital Pequeno Príncipe, onde teve a graça de morar várias vezes, no decorrer de sua caminhada.

Lema: “Se conhecesses o Dom de Deus” (Jo 4,10).

Também foi lembrada a de Irmã Anacleta Bis, que comemora seus 75 anos de vida consagrada. Celebração para ela será realizada na Casa São José, em Santa Felicidade.

Depois que ass Jubilandas renovaram sua consagração religiosa, os pedidos a Deus foram:

-Pelas Irmãs que celebram 50 e 25 anos de vida religiosa, para que continuem sendo fiéis seguidoras de Jesus no serviço e entrega ao Reino.

- Pelas famílias das Irmãs Jubilandas, para que sejam agraciadas em suas necessidades; também por todas as pessoas que fazem parte de sua vida e missão, para que façam a experiência do amor do Coração de Jesus de Jesus em suas vidas.

O almoço festivo aconteceu na Praça de Alimentação do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba.

Irmãs Irene Cavassin, que retorna À Província do Paraná, fará parter da Comunidade da Escola Social Coração de Jesus, em Piraquara-PR