Irmã Valéria Andrade Leal, ASCJ - Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) partilha seus estudos e dissertação em um livro “Animação Bíblica na Escola”. lançado pela Paulus, durante o Congresso Nacional de Educação realizado na PUC, de 15 a 18 de julho de 2015. O livro é o quarto volume da coleção “Animação Bíblica”, de outros autores.

A autora Inicia descrevendo a história da presença dos textos sagrados na vida das pessoas cristãs e católicas. É um aprendizado através de passeio histórico bem fundamentado. Embora pequeno, o livro é denso no conteúdo, assemelha-se aos Documentos da Igreja, no formato e apresentação.

“O livro propõe um novo “pensar bíblico” para a releitura da educação e da vida. Visa contribuir com o serviço da animação bíblica, adentrar na pastoral institucional a fim de, favorecer não apenas o estudo, mas o uso da Palavra para construção da espiritualidade, que envolve tanto a escola, como os educadores e todos os cristãos.

Reunindo teoria e prática, “o livro propõe um percurso para que as escolas possam desenvolver a animação bíblica e rever a história do uso da Bíblia pelas comunidades...” Apresenta conceitos do que é a animação bíblica, assim como a relação com a educação e de como essa animação pode ser realizada na instituição escolar.

“O texto inclui a indicação metodológica de cinco preciosas chaves de leitura, inspiradas na obra de Frei Carlos Mesters, um dos maiores biblistas católicos da atualidade”.

Irmã Valéria Andrade Leal, mestra em Teologia,possui graduação em Pedagogia. Atuou nos diversos setores da escola católica e também da pastoral paroquial. Atualmente é assessora da pastoral no SAGRADO Rede de Educação, Unidades Educacionais no Sul do Brasil.

144