Irmã Valéria Andrade Leal recebeu a titulação de Mestre em Teologia ao ser plenamente aprovada na defesa de sua Dissertação de Mestrado em Teologia, realizada em auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no dia 31 de março de 2014.

Com o tema: PASTORAL ESCOLAR E EVANGELIZAÇÃO JUVENIL: O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS, teve como orientador o Dr. Sérgio Junqueira. A banca foi composta por Dr. Matthias Grenzer e Dr. Luiz Dietrich.

Discorrendo sobre pastoral escolar na escola e a Sagrada Escritura, Irmã Valéria soma conhecimentos e experiências que reforçam sua capacitação para atuar como Assessora de Pastoral Escolar, integrando a Equipe Central de Gestão do SAGRADO- Rede de Educação, nas Unidades Educacionais mantidas pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, no Sul do Brasil.

Irmã Valéria vem atuando a alguns anos com a juventude. Teve o privilégio e a responsabilidade de participar como voluntária, na Jornada Mundial da Juventude, realizado no Brasil, no ano 2013.

Expressa a sua gratidão por mais essa oportunidade de crescimento pessoal e capacitação educacional, declarando:

“Agradeço imensamente pela oportunidade de realizar este estudo com a intenção de melhor atender às necessidades de nossa missão. Nas pesquisas e leituras, mas também na convivência com professores e outros alunos, tive a oportunidade de crescer, de conhecer novas experiências e leituras de mundo.

Minha gratidão ao Instituto, na pessoa da Ir. Maria de Lourdes, que me proporcionou a realização deste estudo. Agradeço às comunidades do Colégio Sagrado de Ponta Grossa e do Colégio Social Madre Clélia pelo apoio e incentivo.

Graças ao Senhor, que nos chama e capacita para realizar a missão e contribuir com a construção do Reino”.