FOTO:Ir. Eugênia de traje beje.


As Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, da Província de São Paulo, que assumiram a missão “Sacre Coer de Jesus”, receberam em sua comunidade a Ir. Maria Eugênia da Silva, enfermeira, pertencente à Província do Paraná. Em um de seus últimos recados relata-nos:

“De fato é um mundo totalmente diferente do Brasil, em todos os sentidos. Quanto ao idioma, não está sendo fácil. A energia é bem precária e o gerador nem sempre funciona. Pela manhã e à tarde precisamos levar lanterna para os momentos de oração. Não temos água quente, mas já estou quase acostumada com o banho frio. Faz cinco meses que não chove. Quando chove um pouco, parece que recebemos uma bênção. Estou aprendendo algumas palavras pois, para a comunicação, ou se fala ou não tem como se fazer entender. Por enquanto estou no ambulatório e ajudando a dar atendimento à crianças”.

As atividades das Irmãs Apóstolas envolvem áreas da Saúde, Educação e Pastoral. As Irmãs são presença marcante para as pessoas daquele país carente de ajuda em muitas dimensões da vida. Alegra-nos a notícia de que surge esperança de vocações. Um Encontro vocacional foi realizado em terras haitianas, do qual participaram 15 jovens. Foi uma tarde de espiritualidade com o tema: “Madre Clélia Merloni na Escola de Jesus” As jovens foram convidadas a refletir sobre as virtudes que desejam ver frutificar na vida.

Estamos espiritual e afetivamente unidas a essa missão. Em celebração de envio e despedida de Ir. Maria Eugênia, no dia 27 de janeiro de 2014, a Superiora Provincial, Ir. Maria de Lourdes declarou: “Queremos que saiba que espiritualmente iremos com você, pois a teremos sempre presente na oração, diante do Senhor, para que Ele lhe ajude em todas as necessidades, seja a sua força nos momentos mais críticos, lhe dê continuamente a coragem e os estímulos necessários para bem desenvolver a sua missão de ajudar física e espiritualmente aqueles que se aproximarem de você. O que consola é saber que o Senhor, sempre vai á frente dos seus enviados, e prepara para eles o caminho a trilhar. Que a Trindade Santíssima acompanhe, proteja e conduza todos os seus trabalhos”!

- - -

NOTA: Temos duas coirmãs com nome semelhante:

Ir. Maria Eugênia da Silva, formada em Letras, foi missionária nos Estados Unidos e pertence à Província de São Paulo

Ir. Maria Eugênia da Silva, formada em Enfermagem, está atualmente no Haiti e pertence à Província do Paraná.