O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus comunica o falecimento de Ir. Elvira Natalina Nichele.

Missa de Sétimo dia, no sábado, dia 25 de janeiro às 18h, na Capela da Casa São José, em Santa Felicidade.


Queridas irmãs, familiares e amigos,

Pensar na morte é sempre dolorido no primeiro momento. Especialmente quando se trata de alguém muito próximo a nós. Pois associamos este momento com perda, saudades, sofrimento, separação... que não deixa de ser, pois nossos olhos jamais verão a querida Irmã Elvira, sobre esta terra. Porém, com os olhos da fé, compreendemos que ela fez a sua passagem deste mundo ao outro, desta vida de lutas e perdas para uma vida de alegrias sem fim. Da saudade de Deus, para o encontro definitivo com Ele, da libertação deste corpo mortal, para a ressurreição imortal.

Apesar de vermos aqui o corpo sem vida de Ir. Elvira, podemos dizer que ela não morreu para nós, porque aquele que vive no coração de alguém, não morre jamais. E Ir. Elvira tem muitos motivos para permanecer no meio de nós.

Destacamos apenas alguns, de uma lista extensa. Seu exemplo de fiel Apóstola, amante desta família religiosa, que tudo fez pelo seu crescimento e expansão, especialmente no período de 10 anos que atuou como Superiora Provincial da Província do Paraná e Vice Província da Argentina. Seu amor, preocupação e carinho que sempre nutriu pelos seus familiares. Sua preocupação com a caminhada da Igreja, das irmãs, das obras apostólicas.

Seu desapego das coisas terrenas e a busca constante por angariar tesouros para o céu. Seu exemplo, especialmente nesta casa, de nas horas vagas, estar em oração, colocando todas as necessidades do mundo, diante do Coração de Deus. Seu desejo de animar as irmãs com sua criatividade nos trabalhos manuais, com sua presença atuante em todos os momentos em que a comunidade estava reunida. Ir. Elvira gostava de ler, ouvir notícias e assim, deixar todas informadas sobre as orientações do Papa, e de como estavam as Nações, de um modo geral. Ela procurava deixar sempre uma palavra de ânimo e conforto para todos quantos dela se aproximavam pedindo algum conselho. Durante o tratamento do câncer pulmonar, que a ceifou tão precocemente de nosso meio, foi sempre resignada, obediente as orientações médicas e tinha muita força de vontade, porque queria viver muitos anos ainda. Ir. Elvira foi uma mulher forte, corajosa, determinada e muito atuante na Congregação, de modo especial, nas escolas, onde exerceu grande parte de seu apostolado. Trabalho este, que executou com grande responsabilidade e maestria. Estas são algumas razões pelas quais, sua memória perdurará junto a nós, pois, seus gestos são marcas de uma verdadeira Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, que nos ajudam a caminhar na fidelidade e na fé segundo seu exemplo.

Ir. Maria de Lourdes Castanha

(Superiora Provincial)


Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba - Veja notícia, no link abaixo.

(31)