Que a Sagrada Família abençoe nossas familias, nossos lares!

Que os Arcanjos protejam nossas famílias de qualquer mal!

A família é o centro da atenção, de 12 a 18 de agosto de 2012. As comunidades eclesiais, escolas, clubes de serviço, associações, animadas pela Pastoral Familiar, têm um espaço para preparar e organizar programações diversas, revigorando a integração familiar e ressaltando as virtudes e valores.


Semana Nacional da Família

Dedique mais tempo para:

- estar com a família, conversando, sem TV,

- fazer refeições juntos, à mesa.

- rezar com e pela família,

- dar atenção a cada membro da família.

- apontar qualidades de cada membro da família.

- recordar, listar e celebrar datas significativas para a familia.

- admoestar, refletir, incentivar e corrigir com caridade.

- participar das atividades na Comunidade ou Paróquia.

- escolher programamas de TV ou rádio que mostrem valores e virtudes.

- presentear sua família com bons livros e revistas, iniciando uma biblioteca.

Dedique um dia especial cheio de surpresas, mimos, agrados, recados e destaque para cada um da família – “Estrela por um dia”

Crie oportunidades para cada membro da família partilhar medos, angústias, alegrias, histórias, sonhos e projetos.

Prepare três folhas para serem preenchidas por todos da família, durante a semana:

1ª - Elogios - Que bom!

2ª - Críticas - Que pena!

3ª - Sugestões - Que tal?

Lembre-se de que a família é a primeira escola de vida e de fé. A escola e a igreja vão confirmar o que os filhos aprendem em casa, com os pais. O que se aprende na infância, mesmo que descuidado na juventude, retorna na idade adulta.

Uma alegre, aconchegante e santa Semana Nacional da Família, para todos!

Despertar vocacional na família

Um ambiente familiar cristão, que valoriza e deixa transparecer na vida os princípios da religião, oferece uma atmosfera propícia para o despertar de vocações específicas, muitas vezes, ainda em tenra idade.

Neste mês de agosto, mês vocacional, damos um destaque à pessoa do “Pai”, relembrando com carinho e veneração a influência que ele teve em nosso despertar vocacional e em nossa vida de Apóstola do Sagrado Coração de Jesus.

Houve um tempo em que os pais se ncontravam mais com os filhos, principalmente à noite, para rezarem juntos, contarem histórias, visitarem vizinhos e amigos.

Houve um tempo em que era mais fácil para a família ser uma pequena comunidade de fé e amor, onde os valores cristãos e morais eram assimilados com serenidade e fé.

Houve um tempo em que a televisão não atraía tanto a atenção das crianças, nos momentos preciosos de recolhimento, à noite. Houve um tempo em que era mais fácil ouvir os apelos de Deus e muitas crianças e jovens tinham coragem de responder, com generosidade, à vocação à qual se sentiam chamados: matrimônio, vida religiosa ou leiga.

Muitas de nós que tivemos a graça de viver neste tempo, desejamos ardentemente e imploramos ao Senhor que continue, apesar da multiplicidade dos apelos atuais, a despertar muitas vocações responsáveis e generosas para os diversos estados de vida.

Foi através de minha família que, ainda na infância, ouvi o apelo vocacional para a vida religiosa. Este apelo, foi renovado em contato com as Irmãs da Escola Imaculada Conceição, em Santa Felicidade.

Agradeço a Deus pela família que tenho, especialmente pelos meus pais, Cirilo e Maria Anunciada. Papai já goza da felicidade eterna. Deus pediu-lhe o sacrifício dos seus grandes sonhos e projetos e deu-lhe uma cruz, cujo peso foi avolumando-se durante nove anos.

Cruz também carregada dia e noite pela mãe e irmãos que, entre a dúvida e a fé, nutriam a esperança de uma cura ou melhora.

No dia 1º de Agosto de 1990, pela manhã, devolvemos a Deus o esposo e pai que Ele nos deu, na certeza de tê-lo como nosso intercessor junto a Deus e um dia nos reunirmos a ele na Pátria Celeste.

Autoria: Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ

Fonte: Triunfo do Coração de Jesus n° 2

05 /08/ 2007


“Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra”

(Dt 5,16)

(2.015)