Em Curitiba, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, dia 1º de junho, aconteceu a Celebração Eucarística, em Ação de Graças pelos 125 anos de Fundação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e 25 anos do GFASC – Grande Família do Sagrado Coração formada por leigos que vivem a espiritualidade do Coração de Jesus, presente no Carisma da Bem-Aventurada Clélia Merloni, fundadora do Instituto.

Com grande júbilo celebramos também a Vocação Religiosa Consagrada de quatro jovens Irmãs Apóstolas (Ir. Celina Ramires, Ir. Gilda da Conceição, Ir. Taila Nogueira e Ir. Tatieli Veríssimo) que pronunciaram o seu Sim a Deus, em Perpétuo, neste Ano Vocacional Cleliano, por ocasião dos 125 anos de Fundação do Instituto.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre - RS. Concelebram: Pe. Jair Batista de Souza, Pe. Fabiano Dias Pinto e Pe. Paulo Mateus Santos.

Na abertura da Celebração uma representação de pessoas atendidas em cada uma das áreas de missão das Apóstolas se fez presente com símbolos que as ilustraram. As quatro Irmãs que professaram em perpétuo também entraram com lâmpadas acesas, representando a chama sagrada da vocação.

A superiora provincial, Irmã Carmem L. Cestonaro, introduziu o escudo do Instituto, que traz o lema paulino: “Caritas Christi urget nos” – A Caridade de Cristo nos impele. O casal Mônica e João introduziram o slogan do GFASC. Juntos Irmãs e Leigos expressaram o zelo e o amor em dar continuidade à missão de Madre Clélia que é “ levar a todos um raio da ternura do Coração de Jesus”.

O coral deu um toque especial na celebração, levando toda a assembleia a rezar e cantar a gratidão pelas maravilhas de Deus nesses 125 anos de história. Algumas letras eram de orações e palavras da Bem-aventurada Clélia Merloni. O coral foi composto por Irmãs, Leigos e Formandas.

Em sua homilia, Dom Jaime Spengler ressaltou a missão compartilhada entre Irmãs e Leigos no compromisso de cultivar a chama do Carisma, herdado por Madre Clélia. “Amem-se uns aos outros. O cuidado é expressão do amor, portanto, cuidem uns dos outros”.

Na mensagem de ação de graças, Irmã Carmem L. Cestonaro trouxe presente a coragem e a confiança da Bem-Aventurada Clélia Merloni no Sagrado Coração de Jesus, pois apesar do Instituto ter encontrado muitas dificuldades para sobreviver, Madre Clélia não duvidou que esse era um projeto de Deus e não seu, por isso entregou sua vida para que o Instituto florescesse – “A tudo estou disposta para que possa ver um dia triunfar o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus” (Madre Clélia).

Nossa gratidão ao Sagrado Coração de Jesus por confiar a Madre Clélia o Carisma e a missão de ser Apóstola do Seu Coração. Nossa gratidão pelas Irmãs que hoje se encontram na eternidade. Nossa gratidão pelas Irmãs e Leigos que hoje se dedicam por manter acesa a chama do Carisma onde vivem.


Missa em Ação de Graças 


Galeria de Imagens - 1

Galeria de Imagens - 2