O evento foi dividido em duas partes: a primeira, de 12 a 15 teve palestras, reflexões, momentos de partilha e oração. Na segunda parte, dos dias 16 a 21 foi realizada a peregrinação: "Caminhos de Madre Clélia Merloni".

O III Encontro Internacional do GAFSC, além de

palestras, reflexões, momentos de partilha, oração teve festa internacional, durante a qual cada grupo fez uma apresentação sobre a vida do GFASC nas diferentes realidades e culturas em que se encontra.

Das palestras ressaltamos:

Formar a família segundo o Coração de Jesus para ser ícone credível da beleza de Deus. (por Pe. Mimmo Parlavecchia), que questionou:

Que beleza queremos encontrar na família, física, intelectual, moral? Uma beleza que não se pode ver com olhos simplesmente humanos. Perguntemo-nos: somos belos pelo físico que temos ou por aquilo que somos como pessoas humanas? Com estes olhos podemos ver apenas uma parte da beleza.

Deus quis dar ao homem uma beleza que lhe fosse natural. Fez o homem a sua imagem e semelhança. E nos fez belos, pois, Deus é o belo por excelência. A beleza espiritual supera a beleza física. Nosso Deus, é um Deus de beleza que se revela na Trindade, na comunidade onde enamora-se da alma e não apenas do corpo. O sacramento do matrimônio é o encontro de duas almas, ou seja, de duas belezas.

A experiência de Madre Clélia em seu itinerário terreno (por Pe. Terrinoni)

A experiência de Madre Clélia vem do amor. Não existe uma fábrica de amor, o amor vem do alto. A experiência do amor de Deus começa em nós com o batismo. Um amor ágape, puro divino e santo.

Madre Clélia foi toda consagrada a Deus. O amor a envolvia toda, não apenas o coração. O amor era um estilo de vida. Verdade esta que encontramos em seus registros. Um dia o Coração de Jesus disse a ela faça-te Apóstola do meu amor!.

Este encontro foi programado pelas Irmãs, mas quem quis, foi o Coração de Jesus. Faça da tua vida uma oferta de amor a Deus. O amor é doação generosa a Deus e aos outros. Não valemos pelo que temos, mas pela riqueza do nosso coração.

O casal Élio e Lúcia acolheram os participantes afirmando: “A Grande Família do Sagrado Coração crê, principalmente, em três coisas: Matrimônio, Família e Deus.

Matrimônio - este sacramento é o alicerce necessário para fundamentar um amor, realmente eterno. Não é um rito que se celebra somente pra poder viver juntos. O matrimônio faz da união humana, uma união divina.

Família - aquela verdadeira é a base do crescimento humano e espiritual de um homem e uma mulher, o ambiente indispensável para o nascimento e o crescimento de uma criança, para o crescimento e desenvolvimento do amor recíproco e do AMO A DEUS. FAMÍLIA é uma espécie de pequena fortaleza, partindo da qual, graças ao amor, pode-se começar a enfrentar a VIDA.

Deus -nosso Pai, Aquele que buscamos sobretudo quando o medo fica mais forte que a coragem, que nos guia quando os nossos olhos deixam de olhar a parte mais bela e maravilhosa da vida. Entreguemo-nos a Deus com a oração cotidiana. Como famílias pertencentes a um mesmo coração podemos afirmar que não há Europa nem América, mas uma grande família que na oração se encontra, se fortalece e busca um mesmo coração que é o Coração de Jesus.

A Fundadora do GFASC, Ir. Marta Dalcin, assegurou: O III Encontro Internacional é uma grande bênção para todas as famílias consagradas ao Coração de Jesus e para as pessoas amigas que vieram participar conosco. É uma graça estar aqui. É uma grande alegria viver esta experiência de unidade na diversidade, tantas línguas, mas é o amor que nos une.

(20)

(Em breve, galeria de FOTOS)