Participaram Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Georgette Bisimwa da Congregação das Carmelitas Missionárias Teresianas, Maria José e Claudemir e o leigo João Evangelista atuante na Pastoral Vocacional da Diocese de Joinville. 

No decorrer dos dias, tivemos a oportunidade de contar com bons assessores, que com sabedoria e simplicidade, transmitiram o conteúdo a eles confiado nos ajudando a aprofundar temas pertinentes e enriquecedores em nossas vidas e em nossa sociedade.

No primeiro dia, Irmã Kedma Aparecida Alves Soares nos falou sobre o tema: “Jesus como vocacionado do Pai”. Assim, percorrendo os textos bíblicos, tanto o Antigo como o Novo Testamento, tivemos a oportunidade de perceber a ação de Deus que chama em primeira pessoa e a resposta que vem do ser humano a partir do seu cotidiano.

 No segundo dia, contamos com a presença alegre e dinâmica do jovem Lucas Galhardo, que participou como auditor do Sínodo da Juventude no ano de 2018. Ele nos trouxe um pouco da sua experiência vivida nestes dias de graça derramada em sua vida, nos dando a oportunidade de saber como tudo aconteceu durante o mesmo, falou da importância de aprofundar o documento final do Sínodo que tem por título: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Insistiu a todo o momento sobre a importância de pensarmos “fora da caixinha”, isto é, abrir espaço para novas formas de pensar, não engessando ideias e dando abertura a uma nova forma de perceber e receber o que se apresenta.

No terceiro dia, ouvimos o Pe. Ricardo Alexandre CMF que apresentou o tema: “Projeto de vida”, nos fazendo pensar que a vida está em nossas mãos e quando não se tem esse projeto, a pessoa não se realiza e é infeliz, pois esta é uma proposta para organizar a própria vida e insistiu dizendo que, todo ser humano deve ter um projeto de vida que o ajude na caminhada. Tivemos uma ampla visão de conteúdos que nos ajudaram a refletir a melhor maneira de amar e servir em nossa missão.

No quarto dia, tivemos um grande aprofundamento sobre o tema: “Mídias, conversando com a juventude pelas redes sociais”. Quem trabalhou conosco foi Adilson Jorge (Jovens Conectados) que iniciou a sua apresentação nos falando um pouco de quem são os jovens conectados e nos ajudou a compreender que é uma equipe de Comunicação Episcopal Pastoral para a juventude (CNBB). É o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns. Durante o dia tivemos a oportunidade de adentrarmos e conhecermos mais o mundo tecnológico, o seu funcionamento e como utilizá-lo da melhor forma para evangelização e contato com os jovens.

Chegamos ao 5º dia com Irmã Anete Giordani falando sobre “O caminho vocacional com Madre Clélia Merloni”. Realizamos uma breve passagem pela vida de nossa Madre Fundadora percebendo todo o caminho por ela traçado, caminho este, que a fez crescer em santidade diante de Deus e dos homens. Fomos interpeladas a considerar a vida de Madre Clélia e comparar em que pé estamos ao olharmos para ela, afinal, nossa vida deve sempre estar em sintonia com a de nossa Madre Fundadora e levar a frente o carisma que dela herdamos de sermos Apóstolas do amor, Apóstolas como os Apóstolos e Apóstolas da reparação.

Agradecemos ao Instituto na pessoa de nossa Superiora Provincial, Irmã Carmem Lourdes Cestonaro, por nos proporcionar estes momentos de formação que vem para somar em nossas vidas. Nossa gratidão à equipe de coordenação da PJV em nossa Província, nossas coirmãs, Irmã Juliana Zorzanello, Irmã Emily Luci Buch e Irmã Maria de Oliveira que generosamente conduziram estes dias de formação, sendo prontas e atentas para que tudo corresse da melhor forma possível. Nossa gratidão em especial à Irmã Marilza Barrios que sonhou com esta 2° Etapa da Escola Vocacional, trabalhou para que ela acontecesse e certamente nos acompanhou mesmo de longe. Obrigada às queridas Irmãs da Casa de Retiros na pessoa da Superiora local, Irmã Josane, que em todos os momentos nos assistiram com grande delicadeza, nos mostrando a ternura que brota do Coração de Jesus. A todas as envolvidas, a nossa gratidão.

Que o Coração de Jesus as recompense e que Madre Clélia as abençoe com cem corações!


Galeria de Fotos