"Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno.”

Papa Francisco

 

 

São jovens respondendo ao chamado de Deus com intuito de seguir Jesus na vida religiosa.  Estas jovens são Junioras, Noviças, Postulantes e Pré- Postulantes vindas de vários países: Moçambique, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai e Brasil. 

Na abertura do Encontro (21), coube à Irmã Maria Inez da Costa, formadora das Noviças, a calorosa acolhida. Irmã Elisabete, formadora das Postulantes, motivou o momento de Espiritualidade e orientou os trabalhos de grupo enfatizando a integração e a vida fraterna. 

À noite, o momento foi de animação com Festa Julina, apresentações folclóricas, comidas típicas, danças, alegria, muita criatividade e muito entusiasmo. 

Hoje (22), Irmã Heloísa partilhou sua experiência de vida e oração, falando da Vocação de Madre Clélia sob a Mística da Cruz.

A vida mística de Clélia passa pela experiência do esvaziamento, desde criança com a perda da mãe. Todo sofrimento que ela passou foi um processo que a levou a profunda experiência da mística. Abandonada por todos buscou forças junto ao Coração de Jesus. A experiência da cruz só acontece a partir do esvaziamento de si mesma.

Só faz a vontade de Deus quem sabe aproveitar todo momento para se esvaziar. Madre Clélia compreendeu e viveu profundamente a vontade de Deus sobre ela.

O Carisma de Clélia nasceu ao pé da Cruz.  Ela acolheu a vontade de Deus em tudo em sua vida. Acolheu no sofrimento, e quem de nós não conhece passagens de sua vida que passou pela Cruz.

Ela a fez com lágrimas muitas vezes. Mas antes ela experimentou o amor misericordioso e perdoador de Deus. E ela sofreu tudo por amor misericordioso e por caridade.

Nestes dois dias de Formação também estiveram presentes Irmã Carmem Lourdes Cestonaro, Superiora Provincial da Província do Paraná, e Irmã Claudia Pamela Toselli Luque, Superiora da Delegação Latino Americana Sagrado Coração de Jesus.

Logo após o Encontro de Formação, as Jovens Formandas e Irmãs Formadoras farão o Retiro Cleliano.



Galeria de Imagens