O encontro teve por objetivo refletir sobre a vida e os ensinamentos da Fundadora, reconhecer a força e atualidade de seu Carisma, dentro da vivência do Ano Cleliano da Reparação, que prepara à celebração da Beatificação de Madre Clélia Merloni; como também cultivar o amor esponsal a Cristo no intuito da Consagração em perpétuo. O encontro foi coordenado pela Superiora Provincial, Ir. Carmem L. Cestonaro, auxiliada por Ir. Elisabete Comparin, Conselheira Provincial responsável pela formação.

No sábado de manhã, Pe. Lourenço Kearns, C.s.s.R presidiu a Celebração Eucarística, precedida do Rito Penitencial.

Após, seguiu a partilha da leitura do livro: “Como um Grão de Trigo”, biografia de Madre Clélia Merloni, através da qual se ressaltou o exemplo de santidade da querida Fundadora e os apelos que suscitou no coração de cada uma, para percorrer, hoje, um caminho de Santidade seguindo seus passos.

No período da tarde, refletiu-se sobre o texto: “Um coração esvaziado de si próprio: as disciplinas da formação espiritual”, relacionado ao Itinerário espiritual de Madre Clélia e culminou com a Adoração Eucarística.

A recreação da noite foi enriquecida pela presença e participação das Postulantes, jovens em processo de discernimento vocacional.

No domingo, o grupo foi até o Mosteiro do Encontro em Mandirituba, onde participou da Celebração Eucarística na Igreja do Mosteiro e à tarde teve a oportunidade de realizar a Lectio divina com as Monjas Beneditinas.  

Pode-se dizer que o Encontro foi uma linda e fraterna convivência vivida na oração, reflexão e uma edificante troca, que enfocou a importância da Caridade, da Confiança em Deus, que despertou o desejo de tornar-se cada dia mais parecida a Madre Clélia, a qual manteve seus olhos fixos em Jesus.