É Natal, mais uma vez...

Este título de um canto é muito sugestivo e lembra as maneiras como Jesus se apresenta para nós, no dia a dia. Porém, neste momento, o maior desejo é que voltemos nosso olhar para aquela gruta, em Belém, encravada na rocha, que servia de abrigo para os animais e que foi a primeira moradia do Filho de Deus, entre nós!

Ali, junto ao burro, à vaca e também às ovelhas, está o maior tesouro do mundo: o Filho amado do Pai e da Virgem Maria! Pequeno, indefeso, inocente e santo, que desde cedo aceita as duras condições da existência humana, para que, chegando à vida adulta, pudesse cumprir tudo quanto diziam as Escrituras a respeito daquele que nasceria para salvar a humanidade de seus pecados!

Todo o céu se agitou naquela noite e os anjos saíram anunciando com o canto do “Glória a Deus nas alturas...” para as pessoas de boa vontade, que o Salvador havia nascido e que esta era uma grande notícia, pois para todos “aqueles que andavam nas trevas e na sombra da morte, havia brilhado uma grande luz!” (Is 9,1)

Celebrar o Natal é celebrar, mais uma vez, este maravilhoso acontecimento, quando a promessa do envio de um Salvador, acontece efetivamente!

A partir deste dia, sabemos que temos um Pai no céu, que cuida de nós e que por esta razão enviou seu Filho, para que Ele nos resgatasse das prisões da morte e nos abrisse definitivamente as portas do Paraíso, que haviam sido fechadas pelo pecado de nossos primeiros pais.

O Natal, além de falar da vida, fala da família unida, da proteção aos pequenos e da fraterna solidariedade que perpassa cada um dos componentes da mesma.

A partir do Natal, temos motivos para rir e para chorar. Rir porque somos amados e cuidados por Deus Pai. A dor e o sofrimento pelo qual passamos, na cruz de Jesus, tem sentido de redenção, também para nós... e chorar porque apesar de todo bem que Jesus fez e ensinou, aprendemos pouco das suas lições e por isso deixamos a desejar no cuidado das pessoas que estão próximas, assim como da natureza, que nos ajuda a viver.

Que neste Natal, Jesus Menino nos ajude a agradecer os dons recebidos, dos quais o maior é a sua presença entre nós e a viver de forma solidaria, com os mais necessitados, a vida que nos é presenteada a cada amanhecer.

Feliz Natal a Jesus e a cada um de nós!

Ir. Maria de Lourdes Castanha, ASCJ

(352)