Os Consagrados da diocese de Setúbal, em Portugal celebraram o Dia do Consagrado, dia, 2 de fevereiro, no Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada. A celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da diocese de Setúbal, D. José Ornelas, scj e concelebrada por vários sacerdotes. Ao final da celebração Eucarística, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus integrou-se à diocese de Setúbal, estabelecendo a primeira comunidade, no Santuário Nacional de Cristo Rei.

Fazem parte dessa primeira Comunidade: Ir. Alzira Rasia, Ir. Claudete Maria Boldori e Ir. Zuleides Martins de Andrade. Vieram da Província do Paraná, Brasil. Estiveram presentes também as Superiora Geral, Ir. Mirian Cunha Sobrinha, a superiora Provincial da Província do Paraná, Ir. Carmem Lourdes Cestonaro, duas superioras provinciais de províncias italianas, da vice-província Cone Sul e algumas integrantes dos governos províncias, num total de onze irmãs Apóstolas.

A presença das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Portugal, concretiza um pedido inicial feito pelo Reitor do Santuário de Cristo Rei, no ano 2010 e que desejava uma congregação que vivesse a espiritualidade do Coração de Jesus de Jesus. O pedido foi oficializado em Janeiro de 2016 vindo de encontro ao tema do Capítulo Geral das Irmãs Apóstolas, realizado em Julho daquele ano: “Reavivar no Mundo a chama de Misericórdia de Cristo”.

Na sua homilia, Dom José Ornelas agradeceu a presença dos religiosos na sua diocese, como também os serviços que eles prestam à Igreja. Disse ainda que a consagração religiosa só faz sentido porque se enraíza na Consagração de Jesus ao Pai; Ele que os seduziu, os fascinou e os chamou.