A Celebração, realizada na Capela da Sede Provincial, foi dirigida por Ir. Arlene Ferraz, Superiora da Comunidade das Irmãs. Ela iniciou a Celebração pedindo para cada um pensar no que tinha a agradecer nesse ano, apesar das situações difíceis geradas pela pandemia. Afinal, sempre há motivos e o que agradecer.

Após a narração do nascimento de Jesus, segundo o Evangelho de Lucas (2, 1-18), o Menino Jesus foi conduzido até a manjedoura formando o cenário daquela noite de Belém em que o Filho de Deus se fez gente para habitar entre nós. Foi um momento de mais agradecimentos e também de pedidos ao Menino Jesus, finalizado com a celebre canção “Noite Feliz”.

Em seguida, Ir. Maria Vilma Ravazolli, Vice-Provincial, desejou um Feliz Natal em nome das Irmãs, “abraçou simbolicamente” a todos os presentes e convidou-os para se aproximarem, por alguns instantes, e olharem para o Menino Jesus, já que nesse ano não foi possível passar a imagem de mão em mão e dar o beijo.

Ao final da Celebração, houve um lanche e a entrega da lembrança de Natal.

 

Galeria de Fotos

 

 

Celebração de Natal

 

Natal: Vida que se manifesta

 

(O ambiente pode ser uma sala com mesa preparada festivamente, enfeites de Natal, presentes, cartões, árvore, presépio ou uma bonita vela no centro da mesa, que será acesa, oportunamente). 

 

Dirigente – Mais uma vez nos encontramos para celebrar a festa da vida e da fraternidade. Foi um ano díficil para todos nós. Não imaginávamos que passaríamos por tudo isso. Tivemos que nos reinventar, adaptar, desdobrar e encontrar novos caminhos. Aprendemos com cada nova dificuldade que surgia e descobrimos novas maneiras de demonstrar nosso amor pelas pessoas. Hoje, temos certeza de que Deus sempre esteve e estará ao nosso lado e, mais uma vez, nessa noite gloriosa, nos envia Seu Filho muito amado para nos trazer a Vida e renovar as nossas esperanças.  

 

Música – Bate o sino pequenino...

 

Leitor 1 – O Natal é Vida que se manifesta porque nasceu Jesus, nosso Salvador! É a festa da Vida!

Leitor 2 – Em um mundo acometido pela doença em que sentimos a vida ameaçada, o Natal é a festa da esperança!

Leitor 1 – Em um mundo em que há tanto medo, insegurança e escuridão, o Natal é a festa da luz!

Leitor 2 – Em um mundo marcado pelo egoísmo, divisão, desentendimentos e dominação, o Natal é a festa da fraternidade! Somos todos irmãos!

 

Todos – Conosco está o Senhor nosso Deus, nossa paz, nossa esperança e nossa vida!

 

Leitor 1 – Vamos ouvir a narração do nascimento de Jesus, motivo de nossa festa e alegria:

 

Dirigente – Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas. (Capítulo 2, versículos de 1 a 18). "Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto (imperador romano), ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Esse recenseamento foi o primeiro, en­quanto Quirino era governador da Síria. E todos iam se alistar; cada um na própria ci­dade. Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, para a Judeia, a cidade de Davi, chamada Belém, para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida. Enquanto estavam lá, completaram-se os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na hospedaria. Na mesma região, havia uns pastores que estavam nos campos e que durante a noite montavam guarda ao seu rebanho. O Anjo do Senhor apareceu-Ihes e a glória do Se­nhor envolveu-os de luz; e ficaram tomados de grande temor. O Anjo, porém, disse-­lhes:

Leitor 1 – ‘Não tenhais medol Eis que eu vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa man­jedoura.’

Leitor 2 – E, de repente, juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus,dizendo:

Leitor 1 – ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama.’

Leitor 2 – Quando os Anjos se afastaram, os pastores disseram entre si:

Leitor 1 – ‘Vamos a Belém, e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos comunicou.’

Leitor 2 – Foram, então, às pressas, e encontraram Maria, José e o recém-nascido, deitado numa manjedoura. Vendo-o, contaram o que lhes fora dito a respeito do menino. E todos os que os ouviam ficavam maravilhados com as palavras dos pastores."

 

(Neste instante, alguém poderá colocar uma imagem do Menino Jesus no presé­pio ou junto à árvore de Natal. Ou, ainda, uma imagem com a cena do presépio poderá ser co­locada num lugar visível a todos. Acende-se também a vela que está sobre a mesa).

 

Dirigente – Neste instante, podemos todos nos assentar. Vamos apagar as luzes, deixando apenas a vela acesa. E, em profundo silêncio, vamos agradecer  aquela noite de Belém em que o Filho de Deus se fez gente, como nós.

(Apagam-se as luzes. Todos se sentam).

Música – Fundo Musical.

Dirigente Após nossos agradecimentos, vamos agora pedir... Neste momento somos convidados a expressar nossos pedidos ao Menino Jesus.

(Tempo para todos se expressarem...).

Dirigente Iluminados pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém, invocamos os dons natalícios da alegria e da paz para todos: para as crianças e os idosos, para os jovens e as famílias, para os pobres e os marginalizados. Nascido para nós, Jesus conforte quantos suportam a prova da doença, da tribulação e daqueles que perderam seus entes queridos durante a pandemia; sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados e dos profissionais da saúde que dedicam todos os seus esforços para salvar vidas. E que o Espírito do Natal, renove as nossas esperanças e nos fortaleça todos os dias do ano que logo iniciaremos. Tenhamos um Feliz e Santo Natal!

Estivemos e estaremos sempre reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

(Acendem-se as luzes. Todos se cumprimentam e se confraternizam...).

Música Noite Feliz.