As visitas foram realizadas seguindo um cronograma desenvolvido pela Equipe composta pela Coordenadora Irmã Jussara Rodrigues e a Educadora Rozânia Moreira dos Santos, contando com a participação de Irmã Emily Luci Buch, do voluntário e professor de Educação Física Lucimar Cecílio Costa, do Pastoralista Rafael Matos dos Santos Vieira e dos Facilitadores de Esporte da Unidade do CISDIMI Mislaine Iracema Rodrigues de Souza e Rafael Ayrton dos Santos.

Foram dias de reencontros na frente da casa de cada idoso com todos os cuidados possíveis. Com alegria foram desenvolvidas as atividades que os idosos faziam no CECOPI, como: Momento de Espiritualidade (oração), Alongamento, Dança Circular e Canto Seresta. No final da visita, os idosos recebiam uma muda de planta medicinal para cultivar, como símbolo de continuarem ligados ao CECOPI até o retorno das atividades.

Os idosos que participam do projeto, em sua maioria, moram no Bairro da CIC, porém também participam pessoas residentes nos Bairros Campo Comprido, Fazendinha, Portão, Santa Felicidade, Butiatuvinha, Pilarzinho e também na cidade de Colombo, que frequentavam a Unidade do CECOPI antes da pandemia, com certa frequência.

A notícia das visitas aos idosos nessa pandemia foi bem vista na sociedade local, levando até a TV RPC a registrar esse momento, no dia 16 de novembro, preparando uma reportagem que mostra o trabalho feito com amor e responsabilidade no CECOPI.

Na visita, os idosos são unânimes em dizer que não veem a hora de retornar às atividades. Foi visível a emoção que sentiram com visita e ficam gratos à Equipe por isso.

Vale a pena ressaltar alguns depoimentos realizados por alguns idosos, no grupo do WhatsApp, que ficaram muito comovidos e gratos pela visita nesse período de confinamento por causa da COVID-19:

Senhor Paulo Leite Santana, disse:  “Quero expressar minha gratidão pela visita da Irmã Jussara, professora Rozânia e o professor Lucimar, agradeço a oração, o alongamento, as palavras de ânimo e a presença de vocês, que Deus os ilumine, grandemente!  Abraço Fraterno.”

O Senhor Paulo  Leite Santana, após  a reportagem da RPC escreveu: “Parabéns à Irmã Jussara,  à Equipe e às Idosas que nos representam nesta reportagem, muito legal essas visitas, mesmo rápidas foram muito boas para nós que estamos no distanciamento social, podemos lembrar a convivência do CECOPI, pedimos a Deus que abençoe este trabalho tão importante que as Irmãs e sua Equipe nos proporciona, que nos trás alegria, saúde física e mental, esperamos que logo possamos voltar com nossas atividades e convivência com nossos irmãos e irmãs do CECOPI! Abraço Fraterno a todos e todas.”

Dona Zulmira Silva de Souza, diz: “Venho agradecer a visita da Irmã Jussara, da professora Rozânia e do professor Lucimar. Muito obrigada pela visita, pelo alongamento, pelo carinho de todos e pela plantinha, vou cuidar com muito carinho. Beijos.”

Senhor José Orlando Staut, escreve: “Gratidão à Irmã Jussara, à professora Rozânia e à professora de alongamento, que por um descuido meu esqueci de perguntar o nome (Mislaine). Foi um encontro curto, mas que valeu! Muito obrigado pelas orações, pelas palavras de conforto, pela presença em minha casa e pelo alongamento, que foi muito bom. Ah! Também agradeço pela plantinha de manjericão, que vou cuidar com muito carinho. Obrigado, gente, voltem quando puderem!”

Senhor Altamiro Francisco da Silva, escreve: “Quero agradecer à Irmã Jussara, à professora Rose e à professora (Mislaine), que veio nos visitar. Fizemos alongamento, oração, foi muito bom. Rose, vou cultivar aquela planta com muito carinho!”

Dona Sirlei de Fatima Domanski, disse: “Irmã Jussara, obrigada pelo carinho! Foi muito bom recebê-los em minha casa. Gratidão! Amei.”

Enfim, tudo isso foi possível realizar, impulsionadas pelo amor do Coração de Jesus, porque “Amar é nossa Missão”.



Galeria de Fotos