A Câmara de Curitiba promoveu a entrega dos prêmios “Mérito de Saúde” e “Papa João Paulo II”, na noite da quinta-feira, 6 de junho de 2013. O primeiro é voltado aos profissionais liberais ou empresas que atuam de maneira direta com a saúde pública. O segundo é destinado às personalidades que se destacaram em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica Apostólica Romana. A sessão solene foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT) e também contou com as presenças dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Julieta Reis (DEM).

A vereadora Julieta Reis saudou os homenageados e destacou que, embora sejam premiações distintas, ambas são entregues para pessoas que se dedicam ao engrandecimento humano, seja no plano da cura, seja no plano do amparo espiritual. Julieta Reis também traçou brevemente a trajetória do ex-papa João Paulo II.

O padre André Marmilicz proferiu palavras de agradecimento e de exaltação à vida. Ele intitulou sua preleção como “1.000 razões para viver”. “Nenhum ser humano pode ser feliz sozinho. A felicidade só se realiza quando compartilhada. Somente o presente está em nossas mãos, portanto faça para os outros o bem que almeja para si”, destacou. Para o sacerdote, o “segredo do bem viver” está em poder fazer outro alguém também feliz.

Os presentes assistiram um mini documentário com o registro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba – a capital brasileira com o maior número de imigrantes poloneses. O vereador Tito Zeglin destacou que a existência desse vídeo se deve aos esforços do senhor Antônio Domakoski.

Prêmio João Paulo II

Os agraciados com o Prêmio João Paulo II foram: Padre Alexsander Cordeiro Lopes, cuja indicação foi de autoria do ex-vereador João do Suco. Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Rio Branco do Sul,o padre coordena os trabalhos de preparação de Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude.

Padre André Marmilicz, homenageado pela vereadora Julieta Reis. Com 25 anos de sacerdócio, o padre Marmilicz é diretor e professor da faculdade Vicentina em Curitiba, além de ser pároco da Igreja de Nossa senhora das Dores, em Araucária.

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – Província do Paraná, neste ato representado pela Irmã Maria de Lourdes Castanha, lembrado para o prêmio pelo vereador Tito Zeglin. Fundada em 1894 na cidade italiana de Viareggio, o Instituto veio para o Brasil em 1900. Mantenedora do SAGRADO - Rede de Educação, tem como missão oferecer educação acadêmica e cristã e realiza projetos nas áreas de saúde e ação social.

O padre Fabiano Dias Pinto foi agraciado pelo vereador Felipe Braga Côrtes. Reitor do Seminário Arquidiocesano São José, possui especialização em Direito Canônico. Coordenador do Clero Diocesano desde 2012, atua como juiz no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Curitiba e como Secretário da Associação dos Reitores e formadores de Seminário.

(63)