O evento Bote Fé, realizado em Curitiba, teve início, pela manhã, com Adoração Eucarística e Shows realizados por bandas e cantores católicos.

A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram à Praça Nossa Senhora da Salette, no Centro Cívico, em Curitiba, Por volta das 14:50. Mais de vinte mil pessoas os aguardavam para participar da Celebração Eucarística e Show de músicas.

“A cruz, que desde abril de 1984 peregrina com os jovens pelas diocese do mundo inteiro, enviada pelo papa João Paulo II, é carregada de significado para todos os jovens católicos”. Por onde ela passa, muda o coração dos jovens e das pessoas. Muitas graças foram alcançadas.

Educadores e educandos da Pastoral Juvenil Cleliana tiveram participação especial no evento, ajudando a levar a crua, o ícone e fazendo prece dos fiéis. Um dos jovens que ajudou a carregar a cruz foi Miguel Henrique, aluno do Colégio Sagrado Coração de Jesus. “Foi um presente de João Paulo II para mim”, diz o estudante, devoto do papa fundador da JMJ.

O professor de filosofia, Leandro Antunes Pereira foi outro que contribuiu para que os símbolos da JMJ chegassem ao altar no Bote Fé. Ele carregou o ícone de Nossa Senhora, e se comoveu com o momento. “Espero que a emoção perdure por toda minha vida. Esses símbolos nos ajudam a pensar no sacrifício de Cristo”, conta.

Tocar a Cruz peregrina é uma graça, experiência que permanece por muitos anos . Algumas Irmãs Apóstolas tiveram essa graça, no evento realizado no Parque Barigui, na tarde do domingo.

Símbolos

Durante o Ano Santo comemorativo dos 1950 anos da Redenção, proclamado de 25 de março de 1.983 a 22 de abril de 1.984, uma grande cruz de madeira de 3,8m de altura, foi colocada ao lado do Altar Mor da Basílica de São Pedro, em Roma. Este foi o principal símbolo do Jubileu proclamado pelo Papa. Ao final deste ano, como milhares de jovens recorreram à celebração do Domingo de Ramos, o Santo Padre, o Bem Aventurado João Paulo II, decidiu entregar esta cruz à juventude do mundo para que percorresse diferentes países como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em Dezembro de 1985, com o anúncio da Primeira Jornada Mundial da Juventude para 1986, a Cruz passou a acompanhar estes eventos e tornou-se seu principal símbolo.

O Ícone de Nossa Senhora foi dado de presente aos jovens pelo mesmo Santo Padre, em 2003, durante a Jornada Mundial da Juventude, para acompanhar as Jornadas, junto com a Cruz como sinal da presença materna de Maria. Desde então, o ícone – uma cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações.