Karol Józef Wojtyla, que ao ser eleito Papa, adotou o nome de João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, na pequena cidade de Wadowice, ao sul da Polônia. Foi ordenado sacerdote católico em 1º de novembro de 1946 e em 28 de junho de 1967, foi ordenado cardeal pelo Papa Paulo VI.

Após a morte do Papa João Paulo I, foi escolhido pelo conclave para se tornar o líder mundial da Igreja Católica. Em 16 de outubro de 1978 iniciou seu pontificado, o qual se tornaria o terceiro maior da história, ficando atrás somente da Santidade São Pedro e o Papa Pio IX.

Adotou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor e rapidamente colocou-se do lado da paz e da concórdia internacional, com intervenções frequentes em defesa dos direitos humanos e das nações. Durante seu pontificado, visitou mais de 120 países e sabia falar 13 línguas.

Devido ao estado avançado da doença de Parkinson, o Papa João Paulo II faleceu em do dia 2 de abril de 2005.

O pontífice foi aclamado como um dos líderes mais influentes do Século XX. Em 1994 foi escolhido como “Homem do Ano” pela revista “Time”. A revista disse na ocasião: “As pessoas que o vêem – e são milhões sem dúvida – não o esquecem. Seu aspecto é capaz de produzir uma sensação eletrizante, que ninguém mais na terra pode igualar”.

Durante seu papado soube preparar a Igreja para a difícil caminhada do século XXI, enfrentou uma crise no catolicismo mergulhado em um Ocidente secularizado, onde o homem vive “como se Deus não existisse”. Mas com a força da fé e a eterna certeza da vitória de Cristo sobre o mal, ele soube enfrentar todos os desafios, propagando que a última palavra da História seria a vitória do bem.

Mesmo os que não compartilham a fé católica perceberam nesse homem alguém que viveu para um ideal nobre e que se interessou não só pela religião, mas por todas as questões relativas à dignidade do ser humano. Ele soube integrar a fé com a história, Deus com o homem, sem oposição, traçando uma nova era espiritual do mundo, nos cinco Continentes.

Seu sucessor, o pontífice Bento XVI, aprovou um decreto que atribui um milagre a João Paulo II, permitindo sua beatificação em tempo recorde, inferior aos cinco anos habitualmente necessários para iniciar o processo.

O milagre atribuído a Karol Wojtyla é a cura aparentemente inexplicável da freira francesa Marie Simon-Pierre, de 50 anos, que, desde 2001, sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença que sofreu o primeiro papa polonês da história da Igreja Católica. Além desse, existem outros 251 supostos milagres ainda não comprovados.

A beatificação de João Paulo II acontecerá no dia 1 de maio de 2011, dia da Divina Misericórdia.

No Brasil, a solenidade será transmitida em tempo real pelo Sistema Canção Nova de Comunicação (TV, Rádio FM e AM, Portal e WebTv) com a seguinte programação:

O dia da Divina Misericórdia foi decretado pelo Papa João Paulo II em abril de 2000. A data é considerada pela Igreja Católica como um segundo dia da Páscoa e propício para os fiéis receberem indulgência dos pecados. De acordo com a tradição católica, a santa polonesa, Faustina Kowalska, recebeu de Jesus o pedido para divulgar a “Festa de Cristo Ressuscitado” no primeiro domingo após a Páscoa.


Acompanhe também o Conversas do Coração - Com Ir. Zuleides Andrade

Rádio Evangelizar AM 10 60

ou via Internet

(432)