Tempo do Advento

O tempo do Advento é momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. A celebração do Advento é um meio precioso para nos ensinar sobre o mistério da salvação.

Espiritualidade do advento

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. È tempo propício à conversão. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

A celebração do advento

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Flores e instrumentos musicais sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

Símbolos do Advento

Entre os símbolos do Advento, há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

Forma circular - O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

Ramas verdes - Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

Quatro velas - As quatro velas da coroa simbolizam cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos a coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. Na medida em que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Quanto às velas na coroa, podemos usar:

A) 3 velas roxas e uma rosa para o terceiro domingo

A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.

B) 4 velas nas cores litúrgicas:

A primeira vela (ROXA) lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A segunda (VERMELHA) simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.

A terceira (BRANCA) lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A quarta (VERDE) recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

C) Na falta de velas coloridas, podemos usar velas brancas ou amarelas, decorando-as com alguma das cores das opções anteriores.

Que a nossa preparação para celebrar o Natal de Jesus seja alegre cristã!

Visite as Páginas Natalinas no portal das Apóstolas

Comunicação para a pastoral

(2.792)