A acolhida e espiritualidade foi motivada pela resposta de Maria ao projeto de Deus: "Faça-se em mim a Tua Palavra". O encontro prosseguiu com momentos de partilhas sobre o Seminário Novas Gerações promovido pela CRB para Religiosos, de juniores até 10 anos de votos perpétuos e também as experiências na Pastoral Juvenil com Ir. Valéria, atual assessora da Pastoral Juvenil na Arquidiocese de Curitiba. Ela também apresentou o “Projeto IDE”, contemplando o Plano Trienal da Pastoral Juvenil da CNBB 2018-2020.

Seguindo aos apelos da Igreja na preparação do Sínodo da Juventude, tivemos a formação, orientada pelo Pe. Valdecir Ferreira (Assessor do SAV da Diocese de Apucarana), momento de aprofundamento e atualização das ações da Pastoral Vocacional à luz do Documento preparatório do Sínodo: “Os jovens, a fé, discernimento vocacional”.

Outro momento significativo, foi a presença de 18 jovens de grupos que algumas Irmãs acompanham e orientam. Eles mostraram a diversidade das expressões juvenis e proporcionaram momento de escuta e diálogo, refletindo e respondendo o que é ser jovem no mundo de hoje; o sentido da fé; as suas esperanças na família, na Igreja e na sociedade e a vida religiosa como opção de vida. A escuta da parte das Irmãs foi marcante e importante nas partilhas dos jovens. A proximidade com os jovens culminou com a Vigília Juvenil Vocacional.

O encontro foi concluído com a avaliação da caminhada da PJV na Província no decorrer deste ano, com propostas para 2019 e a ressonância de tudo que foi vivenciado durante o encontro.

Foram muitos os motivos de Louvores pelo caminho percorrido e sementes que foram lançadas como Pastoral Juvenil Vocacional; Irmãs e famílias em nossas comunidades empenhadas e compromissadas na cultura vocacional junto aos adolescentes e jovens em nossas missões.