O Meu FIM

Se da consecução do meu fim depende uma eternidade feliz, e se eu me desviar dele terei uma eternidade infelicíssima, devo, sempre e em tudo, empregar todas as forças e enfrentar todo o sacrifício para alcançá-lo, renovando sempre a intenção e o desejo de atingi-lo.

E, dado que ele consiste no louvor e no serviço do meu Jesus, do meu Deus, quero (e é meu dever) assumir essa obrigação com a máxima dedicação e fidelidade, como o único necessário. Quero prestar ao Senhor, de modo absoluto, o meu culto interno e externo, adorando-o e oferecendo-lhe, de todo o coração, o dom de mim mesma e de tudo o que me pertence, lembrando-me sempre de sua presença, agradecendo sua paterna providência e entregando-me, com fé e confiança filial, ao seu amorosíssimo coração de Pai. Empenharei todo o meu esforço no cumprimento da vontade de Jesus, em todas as coisas, em todo o lugar, em todo o tempo, fazendo sempre o que Deus me pede e como ele deseja. Submeterei os meus pensamentos, as minhas palavras, as minhas ações ao que Ele determinar através de luzes, inspirações ou da palavra de quem o Senhor designar para meu orientador espiritual.

 Acontece que, muitas vezes, para fazer a vontade de Deus, minha natureza sente fortes resistências e grita, mas a minha vontade dobra-se facilmente às determinações de Deus. Quero pertencer totalmente ao Senhor, e empenhar todas as forças para tornar-me santa, sim, logo e grande santa, para a sua maior glória! Dificuldade alguma poderá deter-me; antes, procurarei superá-las, considerando a suma utilidade e a real necessidade de atingir o meu fim, louvando, amando e servindo ao meu Deus, e assim poder possuí-lo para sempre, na minha pátria — o Céu.