“Peça ao Espírito Santo que lhe dê a sabedoria”

Filha querida em Jesus Cristo

 Você deve pedir ao Espírito Santo que lhe conceda a sabedoria cristã; peça-lhe com insistência a graça de amá-la e vivê-la. É a sabedoria dos Santos, vida e paz do espírito, mestra, protetora e guia das virtudes. E você sabe, minha filha, em que consiste a sabedoria cristã? No seguinte:

1- Propor-nos, como fim primário e principal de todas as nossas ações, a glória de Deus e a salvação eterna. Você deve perceber, nas criaturas e nos acontecimentos, outros tantos meios para se alcançar este fim. O próprio Jesus nos diz: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder sua alma?” Lembre-se, filha, que tudo o que não visa à salvação eterna e à glória de Deus deve ser tido em conta de nada.

2- Empregar, para consegui-la, os meios mais eficazes, não os que nos oferecem os sentidos ou a razão desprovida de fé, mas os que nos indicam os santos e autênticos ensinamentos do Evangelho e os exemplos de Jesus Cristo; enfim, buscar em tudo a vontade de Deus é a regra de toda a perfeição. Procure fazer todo esforço para submeter- se à divina Sabedoria com amor e docilidade. Nas coisas em que a vontade de Deus se manifesta evidentemente, procure preferir o desprezo às honras, a pobreza às riquezas e comodidades da vida, o sofrimento ao prazer: assim agia seu divino Esposo Jesus.

3- Cuidar para não perder as ocasiões de praticar os meios acima indicados, para ser fiel, tanto nas coisas grandes como nas pequenas; atenção às suas palavras: profira somente as que são úteis, tanto para o seu bem pessoal, como para o bem do próximo; vigie atentamente suas ações, para que sejam bem feitas; e suas intenções, para que visem somente à glória de Deus, a sua santificação, e se revistam de um santo interesse pelo bem do próximo; acautele-se, especialmente, contra os ataques do inimigo.

Se você invocar o Espírito Santo, que é a plena Sabedoria, Ele virá e a plenificará com sua luz. E, quando essa luz iluminar sua inteligência, você se sentirá estimulada, desejosa de percorrer o caminho da santidade, e todas as coisas terrenas hão de parecer-lhe lama e podridão.

A sabedoria cristã é bela aos olhos de Deus, pela pureza de vida a que nos conduz, pela retidão e candor das intenções que inspira; bela aos olhos das pessoas, que não podem deixar de apreciá-la, e às quais ela infunde amor às coisas da Fé; bela em si mesma, por sua nobre simplicidade, pela dignidade dos seus sentimentos, pelas grandes virtudes que inspira e pela glória eterna à qual conduz. Graças à sabedoria cristã, todos nos podemos salvar; ao passo que, sem ela, caminhamos para a condenação. A sabedoria cristã lhe dará felicidade na vida presente, paz ao coração, tranqüilidade à consciência, com ela você gozará das alegrias deliciosas da inocência e da amizade de Deus. Sem esta santa ciência, você não encontrará senão vaidade e aflição de espírito, sentir-se-á torturada pelos remorsos e insatisfeita com você mesma, desprezada, humilhada, desvalorizada; esta será a maior desventura que a pode atingir.

Quão preciosa é a sabedoria cristã! Peça a Deus, insistentemente, que ela esteja presente em todos os seus projetos e em todas as atividades de sua vida. Nas entrelinhas de suas cartas, perceberei se você obteve tal graça, indispensável no caminho da santidade. Ofereça a Deus todos os sacrifícios que lhe forem sugeridos pela generosidade do seu coração, a fim de alcançar esta graça de suma importância para a sua santificação.

De todo o coração a abençoo e, com você, todas as demais boas filhas. Comunguem, durante nove sextas-feiras, segundo as intenções de sua necessitada e

                                                                                          afma. Madre