Formar o próprio caráter.

O mau caráter destrói a caridade, deprecia a virtude e é uma porta aberta para todos os males.

            Por que destrói a caridade? Os temperamentos diferem entre si com os rostos; desta dissonância resulta que, se cada pessoa não fizer um esforço para manter a unidade, é impossível a harmonia na convivência, ainda que seja de duas pessoas apenas.

            Se quem possui um mau caráter não fizer um sério esforço pra se dominar, manifestará durezas, friezas e será motivo de  contínuas discórdias. A caridade só é possível com a condição de suportar o que achamos antipático nos outros, e eliminar energicamente o que em nós causa antipatia aos demais. É inútil dizer: “Este é meu gênio” ou “Não combino com o gênio de tal pessoa”. Tosas estas desculpas não têm valor aos olhos de Deus; elas não nos dispensam do mandamento do amor e não justificam nossas antipatias e impaciências. Entendeu?

            Mas isto não basta, Lembre-se também que uma índole má desmerece a virtude. Existem criaturas boas, mas com um gênio ríspido e difícil, impertinente, maçante e, por isso, causam sofrimentos aos que vivem com elas; outras há que são levianas e volúveis; outras, indolentes e sem ânimo, desorganizadas; sem um projeto de vida, com um caráter tão inconstante e extravagante que só abraçam o bem quando ele está de acordo com sue modo de pensar e de sentir; outras, ainda, são cheias de entusiasmo para o que lhes agrada, e frias para as coisas que não condizem com o seu gênio, que tomam decisões, não à luz da fé, mas seguem suas inclinações e o seu temperamento, abandonando as melhores obras, assim que cessa o prazer.

            O mau humor age sem ordem, fala sem reflexão, trata os outros bruscamente, e a pessoa que em tudo o mais tem atitudes ponderadas torna-se intratável no seu relacionamento. O bom humor é o compêndio de todas as virtudes, especialmente da humildade, doçura, caridade, paciência, abnegação, obediência, que transparecem nas palavras e nas atitudes.

            Sob a orientação de uma boa índole, realiza-se todo o bem, porque se procede sempre com a tranqüilidade da reflexão, nunca com a impetuosidade do humor; não se choca contra os obstáculos imprudentemente, mas procura-se o caminho certo de chegar à meta; com cama tudo se acerta, tudo se faz bem.

            Procure vigiar suas atitudes e você terá um controle sobre as possíveis quedas de cada dia. Mãos à obra! Se você seguir meus conselhos maternos e procurar praticá-los, terá como recompensa as bênçãos e graças do bom Deus.


                                                                                                      Sua afeiçoadíssima Madre

  ·         Que ensinamentos esta carta traz para minha vida?