Feliz de Você

Querida Filha em Jesus Cristo,

 

            Feliz de você, querida filha, que, seguindo o apelo do Senhor, conseguiu vencer todos os obstáculos e se consagrou a Jesus, na vida religiosa; e, ainda mais feliz será se, com a ajuda de Deus, perseverar até o fim. Reflita com muita frequência na grande graça que Deus lhe concedeu, escolhendo-a entre muitas outras; agradeça-lhe com muito amor, porque a religiosa que não agradece, diariamente, a sua vocação revela desconhecer o seu valor, e não merece nela perseverar.

            Tenha sempre presente que a Religiosa, além da exata observância dos mandamentos de Deus, assumiu o compromisso de viver unida a Ele, exercitando-se com frequentes atos de fé, esperança, caridade, adoração, louvor ao Senhor e humildade. As suas ações devem estar impregnadas de espírito sobrenatural, de pura e reta intenção e de plena conformidade com a vontade de Deus.

            Você não ouve, minha filha, o apelo de Jesus? Ele a convida a renunciar a si mesma, a tomar a sua cruz e segui-Lo. Filha, amando a Jesus sobre todas as coisas, amando-O com todo o seu ser, como Esposo, você deve renunciar por Ele a todas as satisfações; e só a reta intenção pode libertá-la de toda manifestação do amor próprio. A cruz que deve tomar será a mortificação e o fiel cumprimento dos deveres. Ele a convida a segui-Lo: se você realmente O quiser seguir, só lhe resta cumprir a sua santa vontade, através da obediência, sempre e em todas as coisas.

            No início do dia, o seu primeiro pensamento seja para Deus, e ofereça-lhe tudo o que fizer. Assim, começará o dia praticando as seguintes virtudes: 1° — disponibilidade, levantando-se imediatamente; 2° — mortificação, renunciando ao prazer de dormir mais um pouco; 3° obediência, cumprindo prontamente o que a Regra prescreve; 4°— amor de Deus, dispondo-se a servi-Lo santamente.

            De manhã, coloque-se logo na presença de Deus e, durante o dia, esteja onde estiver, lembre-se que o olhar puríssimo de Jesus acompanha todos os seus sentimentos e ações. Com a boca, com o coração e uma santa atenção do espírito, dirá sempre... e nos demais exercícios. Aliás, então, repetidas vezes, humilhemo-nos na presença de Deus, propondo cumprir, sempre e em todas as coisas, a divina vontade, do modo como o Senhor queira servir-se de nós, neste mundo. Permaneçamos calmas e tranquilas, aceitando das mãos do Pai celeste o cálice que nos oferece; assim, venha a doença e a tentação, do demônio ou dos homens ou como consequência do pecado ou de qualquer outra fonte, é sempre Deus que no-las envia, embora por meios diversos, segundo os seus planos; tenha a certeza de que o sofrimento é sempre permitido por Deus, para o seu maior bem. Ainda que os males que a atingem, talvez da parte do próximo, sejam contra a vontade de Deus, Ele os transformará em bens para a sua salvação; por isso, filha, ao invés de entristecer-se, agradeça a Deus com alegria, fazendo tudo o que depender de você, com determinação e constância, procurando não perder tempo e, com ele, os múltiplos e grandes merecimentos que Deus lhe reserva para tais oportunidades.

            Minha filha, você entendeu? Deixo-a, por ora, na companhia de Jesus, de José e de Maria, e de todos os seus Santos Protetores.

            Com toda a efusão de que meu coração é capaz, eu a abençôo, permanecendo em Jesus,

                                               Sua afma Madre