Caridade: sempre e em tudo.

Pratiquem a caridade com semblante alegre e sereno, com modos delicados, palavras amáveis e cordiais; tenham uma caridade indulgente, procurando ver o lado positivo e interpretar favoravelmente tudo o que se diz, desculpando os outros, ainda que em detrimento pessoal, enquanto a prudência o permitir.

            Não devem manifestar desagrado diante da ignorância ou da enfermidade do próximo; aceitem com docilidade e cortesia os conselhos, as repreensões, as humilhações, sejam elas quais forem; sejam prudentes em suas palavras e atitudes, a fim de nada dizer ou fazer que possa magoar, e dizer e fazer tudo com a amabilidade que a consciência lhes permitir; demonstrem amor, prestem serviços com alegria, interessem-se caridosamente sobre tudo o que acontece com o próximo. Quando os outros falam, prestem atenção sem interromper suas palavras; procurem anuir de bom grado à sua opinião, desde que a consciência a aprouve; evitem falar de si mesmos ou das coisas que podem granjear a estima e o louvor dos outros. Que o seu zelo na prática do bem santifique suas conversações, consolando o próximo em nas suas tristezas, animando-o nas dúvidas, dando-lhe força nas suas fraquezas, soerguendo-o ns suas depressões, dando-lhe bons conselhos, exortando-o para que retorne à amizade de Deus e à prática da virtude.

            Não tratem ninguém com altivez ou austeridade, nem contradigam as palavras dos outros. Enfim, devemos agir de tal maneira que ninguém possa queixar-se de nós e que todos fiquem bem impressionados com nosso modo de proceder. Se as pessoas com as quais vocês conversam lhes causarem desagrado, é preciso disfarçar com um semblante jovial a repugnância interior que lhes inspiram, não deixando transparecer nada de triste, de enfadonho, de austero em suas palavras e em suas atitudes; pois a caridade obriga-nos a ter compaixão delas, a dar-lhes bom exemplo, afim de que se corrijam  dos defeitos que as tornam desagradáveis aos outros.

            Esforcem-se para que suas conversas sejam edificantes. Sua boca deve ser a expressão dos sentimentos do coração.

Abençôo-vos maternalmente.

Madre Clélia

 

·         Após ler  esta carta, que ensinamentos Madre Clélia quer trazer para minha vida?