A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, como resposta a preces confiantes feitas numa situação de desespero. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil em 1930.

As aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, precedidas pelas aparições do Anjo da Paz, deram origem ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, considerado um dos mais importantes do mundo e centro de propagação da devoção mariana. Está entre os santuários marianos mais tradicionais do mundo, com grande número de visitantes.

Ambos os santuários apresentam um programa que contempla inúmeras atividades pastorais, celebrativas e culturais. Leia mais a respeito, ouça e assita pelos Meios de Comunicação e participe dos eventos! Que as celebrações dos Jubileus de Aparecida e Fátima sejam experiências que transformem a vida dos que chegam a Deus, através de Maria!

Peregrinações são constantes. Os caminhos que levam às capelas, igrejas, catedrais e, principalmente, santuários, são percorridos por pessoas cheias de esperança, fé e gratidão. São muitas as expressões antigas e atuais de arte e de piedade que recordam a história, as graças recebidas e unem as pessoas em torno de Maria Santíssima. Pequenos e humildes, grandes e poderosos são convidados a aproveitar desse tempo de graças especiais, lembrando sempre que Maria é nossa medianeira e intercessora,que acolhe os que a Ela recorrem e os encaminha para Jesus, o Filho de Deus e nosso Salvador.

Ir. Zuleides Andrade, ASCJ

Comunicação para a pastoral