Atirar-se, sem receio algum, no oceano da Providência

Querida Filha em Jesus Cristo,

     Compreendi tudo. Tenha coragem e uma confiança absoluta em Deus. Comece assim, filha querida: aos poucos, com tranquilidade, confiando ilimitadamente no Divino Coração de Jesus, que a chama, dizendo: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Vós todos, que tendes sede, vinde à fonte.”

Filha, você deve seguir essa moção e vocação divina, esperando o impulso do Espírito Santo, a fim de que, decididamente, de olhos fechados, possa atirar-se no oceano da Providência divina e do beneplácito eterno, pedindo que ele se realize em você, e assim, sem opor resistência, você possa ser levada nas ondas poderosíssimas da Vontade divina, até o porto de sua própria salvação e santificação.

Depois desse ato, que você deve repetir muitas vezes no decorrer do dia, esforce-se com toda a firmeza possível, interior e externamente, para aproximar-se com todas as potências de sua alma das coisas que a estimulam e a fazem apreciar, sempre mais, a amabilidade e a infinita caridade do seu amantíssimo Jesus.

Ao praticar esses atos, procure manter seu coração calmo e tranquilo, a fim de que você não se canse e se torne incapaz de prosseguir.

Quando puder, dedique-se à contemplação da bondade de Deus e dos seus contínuos e amorosos benefícios, e receba com humildade as graças que a indizível bondade divina derramar em seu espírito. Não deseje lágrimas ou outra forma sensível de piedade; mas permaneça tranquila na solidão interior, esperando se cumpra, em você, a santa Vontade de Deus, se um dia Ele a favorecer com esses dons, você poderá usufruir de sua doçura, sem esforço de sua parte; receba-os, então, com calma e serenidade e, principalmente, com toda a humildade.

Lembre-se, filha, que a chave com a qual se abrem os segredos dos tesouros espirituais é a renúncia a si mesma, sempre e em todas as coisas. Com esta chave fecha-se a porta à tibieza e à aridez da mente, quando ocorrem por nossa culpa; pois, quando são permitidas por Deus, elas participam dos demais tesouros do espírito.

Considere-se feliz, por permanecer à vontade, com Maria, aos pés Jesus Cristo, ouvindo o que Ele lhe diz. Tome cuidado, para que os seus inimigos (dos quais o maior é você mesma) não perturbem este santo silêncio.

Basta, por ora, e espero que você pratique o que lhe escrevi. Deixo-a aos pés de Jesus Sacramentado, a fim de que Ele lhe dê forças para fugir de toda a sombra de pecado, no percurso do estreito caminho dos Santos.

De todo o coração a abençoa

                                                                                                  sua afma. Madre