Na solenidade de São José, Papa Francisco dedicou toda a sua homilia às virtudes do patrono da Igreja – e como podemos nos inspirar em suas qualidades.

Comentando as leituras do dia, o Papa Francisco falou da missão de José: Ser guardião de Maria e de Jesus, uma guarda que depois se alarga à Igreja. Uma guarda que se realiza com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender.

...

É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família. É viver com sinceridade as amizades. “Sejam guardiões dos dons de Deus!”

A seguir, Francisco falou do início do seu ministério como novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um poder. Mas de que poder se trata? – questionou, respondendo com o convite de Jesus a Pedro: apascenta as minhas ovelhas.

“Jamais nos esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão.”

Este é o serviço que o Bispo de Roma e todos nós somos chamados a cumprir: dar esperança perante tantos ‘pedaços de céu cinzento’.

“Guardar a criação, cada homem e cada mulher, com um olhar de ternura e amor, é abrir o horizonte da esperança, é abrir um rasgo de luz no meio de tantas nuvens, é levar o calor da esperança! Para nós cristãos, a esperança que levamos tem o horizonte de Deus que nos foi aberto em Cristo, está fundada sobre a rocha que é Deus”, concluiu Papa Francisco, pedindo a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o seu ministério. (BF)


A homilia do Papa Francisco inspirou a Celebração Eucarística, em honra de São José, no final da tarde, em nossa Sede Provincial

"Queridas Irmãs, boa tarde!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando a Divina Providência escolhe alguém para uma graça singular, concede à pessoa eleita todos os carismas de que necessita para o seu ministério.

Hoje, a Igreja católica se enche de alegria e gratidão pela inauguração do Pontificado do Papa Francisco, neste dia em que celebramos São José, homem de profunda fé, grandiosa humildade e presença silenciosa, homem escolhido para custodiar a Sagrada Família de Nazaré.

Hoje, em sua homilia, o Papa pede à Igreja e a cada um dos fiéis a humildade e o cuidado com os pobres. Aprendamos com São José esta grande virtude e peçamos que ele interceda junto a Deus por nós, pela nossa santa Igreja e, pelo Papa Francisco, concedendo a ele as graças que lhe são necessárias para seu ministério. Com alegria cantemos..."

(Ir. Gilda Conceição, Curitiba, 19 de março de 2013)

(728)