Organizada pela Pastoral Vocacional da Diocese de Criciúma, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo Criciúma, Setor Diocesano de Juventude, Pastoral da Juventude e Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, a IV Amostra Vocacional, realizada de 18 a 23 de agosto, no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, reuniu estudantes com idade entre 12 a 17 anos, de 14 colégios públicos e privados de Criciúma.

Os horários de visitas dos estudantes à Amostra assim se deu: 08h30min às 10h30min, e das 14h às 16h. Durante a semana, houve exposição dos carismas das congregações religiosas, momentos de animação musical, espiritualização ecumênica, apresentações, testemunhos e interação com os alunos. "A Amostra Vocacional teve como objetivo principal motivar o interesse pelos valores da vida. A Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013, no Rio de Janeiro, nos anima a retomar e fortalecer valores como os da alegria, solidariedade, esperança e participação da juventude".

A semana Vocacional foi marcada pela missa de abertura, na segunda-feira, 18, às 19h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach. A programação encerrou-se no sábado, 23, com um evangeliza show, a partir das 15h, seguido pela missa, às 18h, presidida pelo assessor diocesano da PV, Padre Antônio Madeira.

Das Irmãs Apóstolas participaram da Amostra Vocacional, Ir. Elisabete Comparin, Ir. Mª Dolores, e as jovens em formação:, Ana Claudia e Luana. Foi enriquecedora a experiência de estar em contato com os alunos das escolas que participaram, jovens, leigos, seminaristas, postulantes, sacerdotes outras famílias religiosas e diversidade de carismas. Foi gratificante trabalhar em prol do despertar das vocações, partilhar de nosso carisma e dar testemunho para os jovens, que vale a pena seguir Jesus no caminho da vida religiosa com alegria, sem deixar de ser jovem, vivendo por Ele, com Ele e para Ele. Agradecemos imensamente esta oportunidade, que foi muito construtivo para a nossa formação e confirmação de nossa vocação e carisma.

Somos profundamente agradecidas {à comunidade das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, que nos acolheram durante 3 dias, na partilha da fraternidade e da alegria.

Pela Equipe do SAV - Irmã Maria Dolores Silva

vocacio@apostolas-pr.org.br