Realizou-se na cidade de Aparecida do Norte/SP – Brasil, o III Seminário para Formadores em chave Intercultural nos dias 11 a 16 de junho de 2018.

Participaram cerca de 100 pessoas de 81 congregações religiosas provenientes dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Tratamos temas como: processo de transformação; criação e formação em chave ecológica, a identidade da Vida Consagrada.

Formamos pequenas comunidades intercongregacionais nas quais partilhamos experiências de vida e de missão e discutimos propostas para um caminho formativo em chave intercultural. Como um fio condutor das nossas atividades tivemos momentos de Leitura Orante, celebração Eucarística e peregrinação ao Santuário.

Trabalhamos a importância da formação a partir de dentro, do acompanhamento personalizado favorecendo o seu enraizamento em Jesus Cristo, de forma integrada.  Frente ao mundo egocêntrico fomos interpelados a fortalecer o cosmo-centrismo que traz a vida no centro inter-relacionada com toda criação. É preciso sair de uma visão antropocêntrica para uma visão holística, intercultural e do cuidado com a criação. 

Foi um encontro de partilha, reflexão, construção coletiva e participativa, um itinerário fraterno, formativo e vocacional que nos proporcionou enriquecimento pessoal, comunitário e institucional.

Guiados pelo estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida cotidiana, possamos a partir dos valores do Evangelho, responder aos desafios da formação respeitando a diversidade, escutar, confrontar para discernir e clarear as motivações para o seguimento segundo o carisma, realizando um discernimento a partir da mística existencial à luz da Palavra e experiência de Deus.

Agradeço à Ir. Carmem L. Cestonaro por essa rica oportunidade. Que Nossa Senhora Aparecida interceda pelo Instituto e derrame sobre nós muitas graças e bênçãos.