O Primeiro Encontro de Leigos e Leigas que vivem a espiritualidade dos Carismas Congregacionais, em nível regional na cidade de Curitiba, aconteceu no dia 06 de abril, nas dependência do Colégio Bagozzi, em Curitiba. O evento foi promovido e organizado pela CRB Paraná (Conferência dos Religiosos do Brasil).

O assessor do evento, o Pe. Ildefonso Salvadego MS, trabalhou sobre a missão do leigo: sua vida, sua fé, sua espiritualidade e seu serviço. Lembrou que a religião cristã, a Bíblia está repleta da presença atuante do Leigo. Abraão, Moisés, os Profetas, Rute, Sara, Maria, os Apóstolos eram todos leigos, comprometidos com a sua fé. E, pela via do compromisso foram capazes de ouvir a voz imperativa do seu Senhor. “Vai! Vem! Saí da tua terra! Faça-se... As Congregações Religiosas abrem-se para acolher a presença do leigo e leiga em sua missão, na vivência do Carisma Congregacional. São convidados a ser, em meio à sociedade hodierna, a presença viva do carisma fundante.

O Sacerdote lembrou a todos que, hoje, o cristão leigo é chamado tem mais “força” para responder ao chamamento na vivência de um carisma congregacional. Sim, disse ele, o Papa Francisco insiste e persiste na necessidade de sair de nós mesmos, renovar as convicções pessoais, ir para a rua, levar o Evangelho com a Palavra e com o testemunho de vida.

Durante o encontro houve momentos de partilha e troca de experiências da missão dos Leigos como protagonistas.

Participaram do evento os casais do GFASC: Claudemir e Maria José Sordi; Paulo e Teresinha Mageski. E, as irmãs: Ir. Iolanda Goll e Ir. Rozana Perico.

Agradecemos a oportunidade recebida. Este foi mais um momento de crescimento em nível de Igreja e missão religiosas/leigos. Sobretudo, nós que estivemos no evento percebemos o quanto a Igreja confia nos leigos e deposita neles a força para ajudar os Religiosos(as) na vitalidade do Carisma Congregacional.