Urussanga foi um dos primeiros campos de missão das Apóstolas no Brasil, após terem chegado em Santa Felicidade no ano de 1903. Terra, inicialmente, habitada por índios, que estavam sendo exterminados devido a  disputa de terras. Numa pequena vila no meio das montanhas, as bravas missionárias, herdeiras do Carisma de Madre Clélia, dedicaram-se ardorosamente em acolher e confortar crianças e famílias. Como verdadeiras mães oferecem-lhe cuidados, atenções e carinho, ensinando-lhes a doutrina e fazendo o acompanhamento  escolar. Em  1923, as Irmãs deixaram a  localidade retornando em 1998 para esta missão, colaborando na Pastoral Paroquial e Hospitalar.  Aqui estamos com muita alegria sentindo que nossa Madre também está conosco, nos acompanhando e abençoando.

No mês de outubro, num encontro com as catequistas, vivemos um momento muito gratificante. Ao receberem o livreto com a Catequese em preparação à Beatificação à Madre Clélia, e ao ouvirem sua história, pareciam crianças atentas e interessadas, como também admiradas pelo heroísmo da Madre na prática das virtudes. Uma delas assim se expressou: “Como foi possível tanta fortaleza e bondade, numa criatura tão sofrida e acompanhada por uma vida atribulada assim? Por mim, não precisaria de milagre de primeira categoria. Ela é Santa! Eu a vejo gloriosa no céu.”

Outra escreve: “A Igreja e o mundo hoje, mais do que nunca precisam de pessoas comprometidas com uma vida de santidade, para resgatar os valores da vida, da família e do cristão que estão se perdendo, com o avanço desenfreado do novo padrão social”. Deposito em Madre Clélia a esperança de que olhará para a caminhada catequética, fortalecendo a fé e a caridade, na busca da Santidade, num sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros como sinais do Reino de Deus, que é  a nossa missão.

As crianças da Catequese, conhecendo a Pessoa de Jesus Cristo, conhecem também pessoas que, como Madre Clélia e tantas outras colocaram-se no seguimento do Mestre e decidiram imitá-Lo na Sua santidade. Quando as crianças se encantarem por Jesus Cristo, certamente procurarão conhecer a vida e imitar as virtudes daqueles que O seguiram.  

                                             

  Ir. Marilena Zorzo