“Eis que eu mesmo, a seduzirei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração.”( Os 2,16)


Entre os dias 11 e 17 de dezembro, aconteceram, no Centro de Espiritualidade Sagrado Coração de Jesus, os Exercícios Espirituais (EE) sob orientação do sacerdote Luiz Carlos Sureki, jesuíta. Dezenove Irmãs participaram deste retiro, dentre estas, dez eram Junioras que na missa de encerramento, renovaram sua Profissão Religiosa.

As Irmãs exercitantes foram orientadas sob a metodologia dos exercícios Inacianos. Elas, assim compartilham sobre a experiência vivida nesta semana de EE:

“Estes dias abençoados, nos quais, em meio ao silêncio e a espera pelo Eamnuel que está para chegar, nos colocamos diante de Jesus, com o coração dócil e disponível a adentrar o deserto da nossa alma e ali ouvir o que o senhor tinha a nos falar, mas principalmente, ficar em sua presença em uma atitude de reverente contemplação. No retiro, o sacerdote nos interpelou a refletir no amor de Deus que cria liberdade e nos insere em um movimento de auto-reflexão acerca da nossa vida, relacionamentos, processo de conversão e santificação, o qual somos chamadas a percorrer com os olhos fixos em Jesus, a razão de nossa existência.

Nestes dias de silêncio e meditação, também fomos convidadas a perceber que o reino de Deus se revela no pequeno, no anônimo e não espetacular, não nos acontecimentos grandiosos.

Misteriosamente Ele está se realizando em nós, mas para percebê-lo em nossas vidas, é necessário estarmos atentas à majestosa presença de Deus que nos convida a ver em tudo o seu amor e a sua bondade. Este olhar nos fará ver as pessoas de uma maneira diferente, da maneira como Deus nos vê.

O encerramento dos Exercícios Espirituais foi marcado pela missa em Ação de Graças e dentro desta, a cerimônia da renovação dos Votos Religiosos das Irmãs Junioras que renovaram sua entrega a Deus em atitude de muita fé e alegria. Deste momento, além das retirantes estiveram presentes, as jovens postulantes e Irmãs das Comunidades de Curitiba - PR.

O grupo de retirantes agradeceu ao Instituto, na pessoa da Ir. Carmem Lourdes Cestonaro, Provincial, que lhes proporcionou este encontro com Deus e com elas mesmas.


Galeria de Fotos