A Superiora Provincial, Irmã Carmem Lourdes Cestonaro, fez a abertura do encontro com a espiritualização sob a temática vocacional, por ocasião do ano de 2019 ser o Ano Vocacional Cleliano em todo o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida houve a partilha vocacional e a Santa Missa votiva de Consagração Religiosa, que foi presidida pelo Padre Ednilson de Jesus, mic. As Irmãs entraram na Capela com velas acesas e as depositaram aos pés do altar; também no ofertório, cada Irmã depositou no altar um papel escrito a frase e/ou a palavra que ilustra sua Consagração. Em seguida, rezou-se a oração: Senhor, nós Te agradecemos por nos ter chamado e consagrado. Reconhecemos Tua fidelidade, amor, ternura e misericórdia para conosco. Suplicamos a luz do Teu Espírito para sermos sensíveis à Tua Palavra e fiéis ao Teu projeto de amor. Renovamos a entrega de nossa vida ao Teu Sagrado Coração e, a exemplo da Bem-aventurada Clélia Merloni, asseguramos nosso empenho em sermos Apóstolas do Amor, da Glória e da Reparação, irradiando a Tua ternura e a Tua misericórdia aos nossos irmãos e irmãs. Por intercessão de Maria Santíssima, colocamos no Teu Coração, Senhor, nossa vida, vocação e missão. Assim seja.

Foram apresentadas as ressonâncias do encontro dos Governos Provinciais com o Governo Geral. Irmã Carmem Cestonaro, Irmã Anete Giordani e Irmã Solange Menegazzo que participaram do encontro em Roma, no mês de janeiro próximo passado, apresentaram o tema “Restruturação à luz do Carisma” segundo as colocações do Dr. Alberto Frassineti, focolarino. Os documentos: “XVII Capítulo Geral”, “Economia a Serviço do Carisma e da Missão” e o livro: “O esvaziamento de Cristo” foram apoio para as reflexões e partilhas.

Os temas: reestruturação/redesenho das obras da Província; Planejamento Estratégico da Província e Planejamento Comunitário também foram abordados.

Na conclusão do encontro, todas as Irmãs agradeceram os dias de partilha e aprofundamento, sobretudo a celebração vocacional que reavivou o desejo de continuar o caminho na oferta generosa da própria vida ao Senhor, aos irmãos e irmãs. Por tudo, Deus seja louvado!