Trocando os dias de descanso da Semana da Pátria pelo estudo, nove irmãs, integrantes da Comunidade da Sede Provincial, do IASCJ participaram do Congresso Teológico promovido pela CNBB, que tratou dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé.

As Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Doutrina da Fé, para a Animação Bíblico-Catequética e para a Cultura e a Educação promoveram o Congresso Teológico sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé. O evento aconteceu de 7 a 9 de setembro de 2012, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

O Ano da Fé, definido para o período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, tem como objetivo intensificar a reflexão sobre a fé, sua celebração e testemunho, aumentando a alegria de crer e o compromisso de evangelizar.

Na data que marca o início do Ano da Fé, comemora-se os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, razão pela qual os organizadores do congresso resolveram realizar o evento visando prestar um serviço à Igreja do Brasil em vista da vivência do ano da fé e de promover um conhecimento mais aprofundado sobre o Catecismo da Igreja Católica.

O congresso foi aberto a todos os interessados. Foram convidados de modo especial os agentes de pastoral ligados às três comissões promotoras do evento, além de bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, formadores nos seminários, seminaristas e estudantes de teologia. Como assessores, o congresso teve a participação de teólogos brasileiros. O destaque foi Dom Luiz Francisco Ladária, Arcebispo Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano.

Além de dom Damasceno, participaram da mesa de abertura do congresso o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, dom Luis Francisco Ladaria Ferrer; o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti; o reitor da PUC – campus Curitiba (PR), irmão Clemente Juliatto; bem como os presidentes de duas das três Comissões Episcopais da CNBB envolvidas na preparação do evento: para a Animação Bíblico-Catequética, dom Jacinto Bergmann; para a Doutrina da Fé, dom Sérgio da Rocha. O presidente da Comissão para a Educação e Cultura, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, não pôde estar presente, devido a outros compromissos.

Após a recepção e acolhida aos participantes, a primeira conferência do dia foi com dom Ladária, sobre o “Catecismo da Igreja Católica: história, atualidade e perspectivas”.

A segunda conferência tratou sobre a “Estrutura do Catecismo da Igreja Católica e a vida cristã”, apresentada pelo frei Carlos Josaphat. No turno da tarde houve as conferências nos grupos temáticos e, logo após, celebração da eucaristia com Vésperas, presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

No sábado, o dia iniciou-se com a celebração da Eucaristia com Laudes, presidida por dom Jacinto Bergmann.

A primeira conferência, com dom Ladária falando, foi sobre o “Ano da Fé: motivações, proposta e perspectiva”. Logo em seguida, o padre Mário de França Miranda abordou o tema “A Fé Cristã: dimensões pessoais e eclesiais”. Seguiu-se a realização das conferências nos grupos temáticos.

No último dia do congresso, após a celebração da Eucaristia, presidida por dom Ladaria, houve a apresentação de tópicos dos grupos temáticos, breve intervalo, uma conferência com as considerações finais apresentada por dom Ladária. O encerramento do congresso foi em seguida. (FB/JS/ZMA)

A Rede Evangelizar de Comunicação esteve presente na manhã do primeiro dia e preparou esse clip.

As FOTOS a galeria abaixo são de autoria de Jornal Santuário de Aparecida, CNBB, Vozes e Ir. Zuleides Andrade.

Sintese de assuntos tratados em grupos temáticos serão postadas no blog da Catequese. Verifique no link

(18)