Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Triunfo
Presépio Espiritual
A tradição cristã e catequética encontram muitas formas de lembrar às pessoas que a comemoração do Natal é mais uma oportunidade de rever pensamentos, sentimentos e ações, para que Cristo possa ser mais visível em cada um de nós que O seguimos.
Em meio ao burburinho e múltiplas atividades de final de ano, é importante colocar o aniversariante em primeiro lugar e encontrar um jeito de dar atenção a detalhes, que tornam a celebração do Natal mais significativa para toda a família. O empenho na construção de um “Presépio Espiritual”, nos 24 dias de dezembro, pode ajudar. Converse com a família, colegas de escola ou de trabalho, sobre formas de viver melhor o tempo que antecede o Natal – Tempo de Advento. (Ir. Zuleides Andrade)
Dia 1° - ESTÁBULO - Ofereça o seu coração a Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a sua Casa.

Dia 2 - TELHADO - Evite ações contra o próximo. Assim, a cobertura do estábulo estará em boas condições, para que o Menino Jesus fique protegido.

Dia 3 - FENDAS – Esteja atento aos sentidos e proteja-os contra as tentações. Feche as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem.

Dia 4 - TEIAS DE ARANHA - Modere o desejo excessivo de ser elogiado. É uma forma de limpar as teias de aranha do seu presépio espiritual.

Dia 5 - VEDAÇÃO - Construa uma vedação em volta da manjedoura do seu coração, mantendo vigilância sobre os olhos, especialmente na oração.

Dia 6 - MANJEDOURA – Abstenha-se do conforto e de divertimentos excessivos. Arranje o melhor e mais quente espaço do seu coração, para o bem-estar de Jesus.

Dia 7 - FENO - Domine sentimentos de orgulho, ira ou inveja. É o feno para os animais da manjedoura.

Dia 8 - PALHA – Reabasteça-a de palha macia praticando atos de mortificação, suportando o frio ou o calor sem se queixar.

Dia 9 - FRALDAS - Prepare-as para o Divino Menino, de mãos postas em oração, com atenção e pausadamente.

Dia 10 - COBERTORES - Seja amável e gentil para com todos. Assim, estará colocando em sua manjedoura cobertores macios e quentes.

Dia 11 - COMBUSTÍVEL - Obedeça aos seus pais, professores e autoridades; aquecerá o seu coração.

Dia 12 - ÁGUA - Coloque água fresca e limpa no presépio; esteja sempre ligado.

Dia 13 - PROVISÕES - Evite palavras que não sejam verdadeiras e atos traiçoeiros. Prive-se de algo que gosta, nas refeições.

Dia 14 - LUZ – Limpe e organize-se em sua pessoa e em seus pertences. Mantenha o curral com luz sufuciente.

Dia 15 - FOGO - Aqueça o presépio do seu coração, sendo grato a Deus por ter assumido a natureza humana. Demonstre gratidão também a seus pais, parentes e amigos.

Dia 16 - BOI - Leve o boi para o presépio. Obedeça prontamente e sem perguntar “por quê”?

Dia 17 - BURRO - Conduza o burro também. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a a serviço dos outros.

Dia 18 - PRENDAS - Ofereça alguns presentes para o Divino Menino e sua Mãe. Partilhe seus bens em casa, dê esmolas aos pobres.

Dia 19 - CORDEIROS - Procure deixar na manjedoura alguns cordeirinhos; seja manso e humilde de coração.

Dia 20 - PASTORES - Convide os pastores a prestar homenagem a Jesus. Imite a sua vigilância; convença seus amigos da importância do Natal, porque Jesus nascerá novamente no coração de cada um.

Dia 21 - CHAVE – Coloque chave na porta do estábulo para manter afastados os ladrões. Tire do seu coração todo o mau pensamento, todo o juízo temerário.

Dia 22 - ANJOS - Convide os anjos a adorar a Deus com você. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu Anjo da Guarda e da sua consciência.

Dia 23 - SÃO JOSÉ - Aprenda com o seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos Abra o seu coração e peça-lhe para entrar, com a bem-aventurada Virgem Maria.

Dia 24 – VIRGEM MARIA - Convide Nossa Senhora a visitar a manjedoura do seu coração e peça-Lhe que coloque nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefônicas e passe hoje tempo pensando em Jesus, Maria e José. (Compilação)

Adaptado de texto enviado por Irmão João Manuel Félix Busaco, Portugal
e-mail: irmao.joaomanuel@gmail.com
Versão para impressão
Conteúdo visualizado 291 vezes.
Última atualização em 23/02/2017.
Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida