Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Clelia Merloni
Busca das Virtudes...

foi o caminho de santidade feito e ensinado por Madre Clélia
    Apesar da santidade ser uma recomendação do próprio Senhor (Mt 5, 48), uma conseqüência do nosso batismo, não é fácil de ser conquistada. Colocar-se no seguimento de Jesus exige esforço e perseverança contínuos. Exercício que deve ser feito dia após dia, sem a preocupação de atingir a santidade, no fim do dia. Porém, é necessário ter consciência de que, do alvorecer ao anoitecer de cada dia, a meta deve ser mantida, fazendo todo o possível, para, no final da caminhada, ao olhar a Grande Luz, vê-la próxima e ser iluminado por ela...

    Os santos foram pessoas iguais a nós, que tiveram ou viveram situações normais, mas de forma extraordinária. A diferença está no zeloso trabalho sobre si mesmo, dando respostas cada vez melhores, em situações e desafios de cada dia. Por exemplo: atender com gentileza e educação uma pessoa, um telefonema; fazer com responsabilidade o que lhe foi designado, dar uma resposta respeitosa e atenta, priorizar momentos de escutar a voz de Deus, para executar a sua vontade...

    Clélia Merloni, Fundadora do Instituto das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Serva de Deus, em processo de beatificação, desde muito cedo conheceu o sofrimento, pela perda precoce de sua mãe, seguida do afastamento de sua madrasta e da avó, pessoas a quem Clélia devotava muito amor e confiança.

    Quando atingiu a idade de compreender, foi percebendo os exemplos de sacrifício e doação de sua madrasta e avó, que muito contribuíram para criar nela uma vontade forte e convicta da necessidade de tornar-se santa, aproveitando os acontecimentos corriqueiros que a vida lhe oferecia. Nos momentos de cruzes e dores, buscava forças em Jesus e queria assemelhar-se a Ele em tudo.

    Sabia que, para responder aos apelos de santidade, deveria trabalhar muito, eliminando os obstáculos que encontrava dentro dela, como: amor próprio, orgulho, ambição, soberba, maldade e outros, que ocupam a mente e são empecilhos ao crescimento no amor e na fé.

    Nesta guerra, Madre Clélia manejava bem quatro armas, que a todos recomenda: a desconfiança de si, a confiança em Deus, o exercício das virtudes e a oração freqüente. À sua frente colocava também o exemplo da Virgem Maria e dos santos, que souberam aproveitar de tudo para aprender e apreender as exigências do verdadeiro amor a Deus e aos irmãos.

    Recomenda igualmente que se busque educar a vontade, para não se deixar levar pela preguiça e comodismo, quando se trata de fazer algo de bom, mesmo que seja custoso. Insiste também na purificação das intenções e desejos internos, para que igualmente sejam coerentes e retos. Propõe o recolhimento, que predispõe a mente e o coração para acolher as inspirações do Espírito Santo e corresponder às graças que constantemente Deus nos envia.

    Como recomendação final, Madre Clélia exorta aqueles que desejam continuar trilhando o caminho da santidade, a que busquem cultivar uma profunda intimidade com o Senhor, através da oração, da comunhão eucarística e da vivência das virtudes, especialmente a humildade e a caridade.

    Queridos leitores, confiemos em Deus e façamos tudo quanto depender de nós; a justiça do Altíssimo não nos decepcionará jamais.

Ir. Maria de Lourdes Castanha, ASCJ
Curitiba-PR


    Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Madre Clélia Merloni soube viver a espiritualidade e a mística do Sagrado Coração de Jesus e colocar sua vida a serviço do próximo.

    Seu amor, sua fé, sua ilimitada confiança no Coração de Jesus e sua convicção da dignidade do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, fez com que nenhum obstáculo a impedisse de levar adiante sua missão, em diversos campos do apostolado, comprometendo-se a fazer o Coração de Jesus conhecido por todos. Teve um carinho especial pela formação das crianças, jovens e idosos. Dedicou-se aos pobres, sofredores, órfãos e necessitados, aos mais excluídos da sociedade.

    Clélia Merloni fundou o Instituto no dia 30 de maio de 1894, em Viareggio, Itália. Atraída pelo Senhor, colocou no centro de seu ser e agir o Coração Divino de Jesus e deixou para o Instituto, na pessoa de cada uma de suas filhas, a missão de ser na Igreja:
Apóstola do Amor
Apóstola Reparadora
Apostola como os Apóstolos.

    No dia 21 de novembro de 1930, faleceu na Casa Geral, em Roma, deixando-nos a certeza de uma vida santa. Está em curso o seu Processo de Beatificação.
Versão para impressão
Conteúdo visualizado 5.091 vezes.
Última atualização em 03/11/2012.
Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida