Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Saúde


Os efeitos benéficos do vinagre no organismo

ANEMIA
Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica. Ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE
Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA
Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS
Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

CÃIBRAS
Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-Las é fazer uma mistura com 1 Colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS
Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA
Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA
O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem
prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE
Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS
Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL
O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS
À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL
O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá)
de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA
Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA
Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa Mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO
Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de urna mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES)
Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

FERIMENTOS
Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi regularmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais
graves e livrando da morte vários soldados. Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã e conferir os resultados.

HEMORRAGIA
O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sangüíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia. O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana e a beringela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

INTOXICAÇÕES
Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos
alimentos. Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.

MAL DE ALZHEIMER
Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre se revelaram benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

MAL ESTAR
Coloque sobre seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o
pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.

MANCHAS SENIS
As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um
tratamento à base de cebola e vinagre de maçã. Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.

MELHORA O METABOLISMO
Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa. Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os benefícios provocam uma melhora geral no organismo.

MÚSCULOS CANSADOS
Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

OBESIDADE
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

ODORES NAS AXILIAS
Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.

OSTEOPOROSE
Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença. Também é uma doença causada
pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.

PERDA DE MEMÓRIA
Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade. As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal,
contribuindo para a perda das capacidades mentais. Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.

PÉS CANSADOS
Basta caminhar por 5 minutos em uma banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.

PICADAS DE INSETO
Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfectadas.

PÉ-DE-ATLETA
Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.

PROBLEMAS DE OUVIDO
Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas. A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador. Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.

PROBLEMAS DE PELE
Proteger a pele - acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.

PROBLEMAS URINARIOS
Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.

QUEIMADURAS ALCALINAS
No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.

QUEIMADURAS DE MEDUSA
Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas. Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte. Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.

RETARDA O ENVELHECIMENTO
Acredita que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.

REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.

SOLUÇOS
Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.

TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

TUMORES
Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.

ÚLCERAS
Estudos publicados em um jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.

VARICOCELE
O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês. Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã. Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.

VARIZES
Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.



Santo vinagre...

Veja bem, 5% do tipo vinagre que você pode comprar nos supermercados mata 99% das bactérias, 82% dos fungos (mofo) e 80% dos germes (vírus). O vinagre é fortemente antibacteriano.

Spray de Vinagre: coloque um pouco de vinagre branco em um frasco spray. Pulverize sobre a área mofada, e deixe agir sem enxaguar.
Onde usar: Nos utensílios de madeira, como colheres de pau, tábuas de carne, geladeira, freezer e no micro-ondas.

Lavanderia: Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

Cozinha: Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha: para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com 1 xícara (chá) de vinagre.
Para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Banheiras: O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.
Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

Chuveiros Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.

Box: Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas.
Então umedeça e limpe novamente. Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar. Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.

Pias: Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.

Vasos sanitários: Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.

Paredes: Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

Armários: Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

Odores de animais: Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

Dicas: Mantenha uma garrafa spray limpa cheia de vinagre em sua cozinha. Limpe sua tábua de carne toda vez que usá-la, limpe seu banheiro, carpete, canil e enfim tudo que quiser. O cheiro do vinagre dissipa-se dentro de poucas horas.

Obs.: use o vinagre em spray na tábua de carne, antes de dormir. Deixe a noite toda e pela manhã lave quando vou usar.


Vinagre contra dengue


Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
Confirmou-se, nos laboratórios, que o ácido acético presente no vinagre eliminou todas as larvas das amostras analisadas.

De imediato, o coordenador do Projeto de Combate à dengue de Piracicaba, Valdemar Correr, pediu aos agentes que estivessem percorrendo os bairros em campanha orientassem os moradores a colocar uma simples colher de vinagre nos recipientes com água parada.

Agente de Saúde
"Durante todo o ano passado, foram registrados na cidade apenas seis casos da doença, todos eles importados, ou seja, originários de outros municípios".

A descoberta do engenheiro Rodella promete revolucionar o combate a uma doença que, sempre nos períodos de chuva, torna-se um risco de epidemia em todo o Brasil.
Só o Estado do Rio de Janeiro, investiu nos últimos cinco anos R$ 10 milhões nas campanhas públicas para eliminar os criadouros do mosquito, inclusive com a importação de um biolarvicida cubano.

"Bastaria que todos os brasileiros fossem orientados a usar o vinagre, um produto comum e sem qualquer contra-indicação", afirma Rodella. Porém não há interesse dos governantes municipais em divulgar que um simples vinagre resolve este “problemão”, pois a Dengue gera uma “FORTUNA” aos municípios, e como se sabe muitos estão aproveitando disto!!!!
Nos testes feitos no Centro de Controle de Zoonoses, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), na Carnevalli Biotecnologia e na Escola de Engenharia de Piracicaba foi constatado que basta a adição de 5% de vinagre no recipiente com água para que as larvas sejam eliminadas.

Reportagem: Rogério Verzignasse, Correio Popular, em 15/03/06.

Veja mais em:
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/dengue/erradicar.asp
http://www.saudeanimal.com.br/dengue1.htm
Versão para impressão
Conteúdo visualizado 19.247 vezes.
Última atualização em 27/09/2016.
Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida