Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Vocacional



    Aspirantado Externo

    
  • Destinatários


  •     Adolescentes e jovens que expressam o desejo de serem acompanhadas no processo de discernimento vocacional, poderão iniciar uma partilha de vida com a Congregação, tornando-se aspirante externa.

        O lugar e o tempo do aspirantado externo variam conforme a idade, a preparação cultural e a maturidade integral de cada aspirante. Ao término deste período, a Superiora Provincial, (depois de ter consultado a irmã que acompanha a candidata, se considerar oportuno), oferece-lhe a possibilidade de fazer experiência em uma das comunidades vocacionais, antes de aceitá-la no postulado.
         Aspirantado Interno

  • Destinatários


  •     Uma jovem, de pelo menos 15 anos de idade, que foi acompanhada pela animadora vocacional, por um suficiente período de tempo, com o fim de avaliar a seriedade do seu interesse pela vida religiosa e que recebeu o consentimento dos próprios pais, pode ser aceita no aspirantado interno.

        As aspirantes internas, com a Irmã responsável, formam uma comunidade vocacional, anexa a uma comunidade local, por um período de tempo suficiente, para adquirir os requisitos essenciais que as tornem idôneas à sucessiva etapa de formação.
        Os conteúdos formativos envolvem as dimensões: Humana, intelectual, espiritual, comunitária e apostólica.

        
  • Dimensão Humana


  •     A candidata é encorajada a conhecer-se a si mesma e a ver a realidade da sua experiência pessoal e familiar, como manifestação da ação salvífica de Deus na sua vida. A aspirante é, além disso, ajudada a atingir um relacionamento estável e harmonioso com os outros e a desenvolver as capacidades fundamentais das relações sociais.

        
  • Dimensão Intelectual


  •     A cada aspirante é oferecida a possibilidade de continuar e concluir o Ensino Médio, a fim de completar a sua preparação cultural.

        São oferecidos à candidata os meios para aprofundar os conteúdos doutrinais da fé e a oportunidade de conhecer a Congregação, através da leitura da vida e dos escritos da Fundadora.

        
  • Dimensão Espiritual


  •     No centro do caminho espiritual de cada aspirante, deve estar presente o desejo de conhecer e de amar Jesus. A vida diária no aspirantado, oferece-lhe aqueles meios que a ajudam a crescer num relacionamento estável de amizade com Ele.

        A aspirante terá a possibilidade de participar diariamente da Celebração Eucarística e de iniciar um caminho de oração, enriquecido daquelas práticas devocionais que favorecem a sua procura de Deus, conforme a espiritualidade característica das Apóstolas. A Virgem Maria seja para ela modelo de disponibilidade total à vontade de Deus.

        
  • Dimensão Comunitária


  •     A aspirante poderá conhecer o estilo de vida do Instituto, vivendo sobretudo ao lado das Apóstolas e partilhando alguns momentos da sua vida.

        Na comunidade vocacional, a aspirante é ajudada a desenvolver os seus talentos para o bem comum. É educada nas atividades práticas, à ordem, à simplicidade, ao generoso serviço doméstico e aos elementos essenciais para uma convivência harmônica e serena na comunidade.

        
  • Dimensão Apostólica


  •     O programa do aspirantado inclui atividades pastorais, principalmente aquelas promovidas pela paróquia e pela casa religiosa, na qual a comunidade vocacional está inserida.
    Versão para impressão
    Conteúdo visualizado 8.161 vezes.
    Última atualização em 17/07/2007.
    Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
    Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida