Saborear a misericórdia de Deus

Saborear a misericórdia de Deus Querida Senhorita Olga,

Visto que a graça de Deus lhe mostrou o caminho da sincera penitência, disponha-se a atender prontamente ao apelo divino. Não desanime diante das constantes recaídas, embora graves; confie ilimitadamente na misericórdia do divino Pastor. Tenha como norma que as pessoas penitentes podem auferir grande proveito das próprias quedas. Deus, na sua infinita bondade, concede aos penitentes a graça de tirarem dos seus pecados imensos benefícios para a sua salvação eterna.

As infidelidades tornam as pessoas mais humildes, conscientizando-as de sua fraqueza e fragilidade; levam-nas a desconfiar de si mesma, a uma vigilância constante, à oração mais assídua, pedindo o auxílio de Jesus e da Ssma. Virgem; impelem-nas a cumprir melhor os próprios deveres, a reparar as suas faltas e a percorre com mais amor, com mais entusiasmo, o caminho que conduz à eternidade feliz; procuram reparar o mal cometido com a multiplicação de boas obras, de modo que reine a justiça onde antes houve pecado, e se faça para a glória de Deus, mil vezes mais do que, no passado, se fez contra ela.

A experiência da própria fraqueza ensina os verdadeiros penitentes a prevenir-se contra o pecado e a fechar-lhe o acesso ao coração, como faz um general de exército, que reforça a posição, onde fora anteriormente colhido de surpresa. Suscita, no coração sinceramente arrependido, aquele desejo de penitência que o leva a evitar com maior diligência as ocasiões de pecado; intensifica nele o ódio ao mal, o desejo de santidade, o temor de desagradar a Deus e a vontade de satisfazer à justiça divina. Assim, o que de mais repugnante existe na pessoa pode-se tornar, se ela o quiser, um meio para subir até Deus; das nossas próprias misérias, quando bem direcionadas, podem surgir meios de santificação e instrumentos de salvação. Se, por exemplo, você cometeu uma falta de caridade para com o próximo, procure ser meiga, mansa e humilde com todos; depois de alimentar um pensamento de orgulho, esforce-se na prática de muitos atos de humildade. Assim, o mal vai se transformando em bem, e você poderá reparar, com os merecimentos do precioso Sangue de Jesus, sua vida passada, e consolar o Divino Coração de Jesus; a penitência imposta restituir-lhe-á a pureza do coração, tornando-o sempre mais agradável ao olhar amoroso de Jesus. Desta forma, você alegrará aquele Coração que tanto a ama e anseia pelo momento de abraçá-la com toda a efusão de seu amor de Pai. Vou rezar e pedir que todas rezem pelas suas intenções; e você não se esqueça, junto de Jesus, daquela que, abençoando-a maternalmente, fica, aos pés do Crucificado, sua afeiçoadíssima