O tempo da provação não será longo

Querida filha em Jesus Cristo

Não desanime, minha filha. Jesus, querendo provar sua fidelidade, ás vezes priva-a de sua presença sensível. Ele procedeu assim com sua própria Mãe. Jesus intuiu a dor que lhe causaria sua ausência; assim mesmo afastou-se dela e ficou no Templo, durante alguns dias, sem que ela o soubesse. Se Jesus, que é amor infinito, quiser experimentar você com tal sofrimento, não se angustie; arme-se de coragem e espere com paciência o seu retorno.

Embora Ele esteja perto de você, para socorrê-la toda vez que lhe pede ajuda, é bom que às vezes simule ausentar-se, para que você avalie quanto seria infeliz, se o perdesse realmente.

Quando Jesus agracia uma alma com suas divinas consolações, Ele o faz para confortá-la nos sofrimentos. Mas, ao permitir que ela fique imersa na aridez e na desolação, Jesus quer impedir que se envaideça pela bondade com que a trata.

Todas ou quase todas as pessoas que seguiram fielmente a Jesus experimentaram semelhantes alternativas de alegria e tristeza, de devoção e aridez, de paz e tentação. Se Jesus parecia afastar-se delas, simulando deixá-las entregues a si mesmas, essas almas sentiam toda a sua fraqueza, porém não desanimavam, pois tinham a certeza de que Jesus iria em seu socorro. Nas horas em que Jesus a envolvia de doçuras e consolações, você seguia seu caminho com prazer e felicidade; entretanto, o progresso na virtude será maior, no momento em que Ele a prova com a aridez, contanto que você aceite com paciência, humildade e submissão esse estado de aparente abandono. É dolorosa, na verdade, tal situação, porque pode ser mais um castigo do que uma provação; não obstante, filha, não desanime; confie e espere firmemente: verá que a provação não durará muito tempo, como aconteceu com Maria. Imite a solicitude dessa Mãe divina, em busca de seu Filho. Procure-o como Maria, com um santo desejo e uma santa impaciência de encontrá-lo; mas não se queixe: Jesus nada lhe deve. Se proferir alguma queixa, seja, a exemplo de Maria, um lamento de amor.

Espero que Jesus não se tenha afastado de você, em razão de alguma infidelidade; mas, caso isto tenha acontecido, peça-lhe perdão e faça alguma penitência. Prometa a Jesus que, a partir de agora, terá mais cuidado em evitar tudo o que lhe possa desagradar. Diga-lhe que você está disposta a aceitar o que Sua vontade determinar: ser provada da maneira que Ele quiser e durante o tempo que quiser, contanto que, no seu coração, esteja sempre vivo o seu santo amor.

O que posso garantir-lhe, minha filha, é que Jesus a ama com amor de predileção; procure não desmerecer tão grande graça, evitando cometer até a mínima infidelidade. É isto que lhe deseja, de todo o coração, aquela que, abençoando-a maternalmente, sente-se feliz em declarar-se

 sua afma. Madre